Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

O que seria aquela misteriosa estrutura que apareceu no Aeroporto de Guarulhos?

Um Iglu gigantesco apareceu no pátio 9 de GRU
Um Iglu gigantesco apareceu no pátio 9 de GRU

Curioso não? O que seria isto?
Um campo de abdução extraterrestre?
Visita do circo Vostok ao aeroporto?
Uma área ultra-secreta de desenvolvimento de inteligência nacional?

Não senhores, nada disso, é apenas um Hangar Móvel Inflável. Alguns serviços de manutenção são impossíveis de serem feitos em Guarulhos por falta de hangares. Um exemplo típico é subir o avião nos macacos (tirar a aeronave completamente do chão). Esta tarefa não pode ser feita ao ar livre por longos períodos, pois o vento pode desequilibrar e derrubar o avião, causando prejuízos gigantescos. Para serviços “rápidos”, consulta-se a meteorlogia (METAR, SIGMETs) e reza-se, mas para serviços longos, somente com proteção.

Uma equipe da Airbus está em GRU para fazer um reparo estrutural em um A330 da TAM, que exige a aeronave “macaqueada” por vários dias, portanto a única solução possível foi “construir” um hangar em volta do avião. E não foi uma tarefa fácil.

Começou assim, com grandes guindastes para elevar o “tecido” que pesa em torno de 8 toneladas.

Início da montagem
Início da montagem

Depois o tecido foi envolto na aeronave

Montagem do Hangar
Montagem do Hangar

O processo de inflar o hangar demorou quase um dia inteiro. Lá dentro o ambiente é agradável, com ventilação e uma área impressionante de trabalho.

Panorâmica do interior do hangar inflável, com a aeronave já nos macacos.
Panorâmica do interior do hangar inflável, com a aeronave já nos macacos.

Matou a curiosidade?

+ do Blog Aviões e Músicas

Voando com o Lito pelo Nordeste

O Michigan é um dos 50 estados que fazem parte dos Estados Unidos, localizado na região norte–nordeste do país, sendo o maior produtor de carros e caminhões, além de ser o

Leia Mais »
logo aem site rodape 2

Um portal feito para leigos, entusiastas, curiosos, geeks, amantes de aviões, aeroportos e viagens.