
O primeiro jato da família Airbus A320 convertido em cargueiro para a Lufthansa Cargo, o modelo A321P2F decolou do Aeroporto Changi (SIN), em Cingapura, para seu voo de teste. A aeronave foi equipada com uma porta na fuselagem, para uso de paletes de carga padronizados no porão principal do jato.

O Airbus A321P2F convertido para cargueiro tem capacidade para transportar 28 toneladas de carga distribuídas por um compartimento com 208 m² e com alcance de 3.520 km. A versão de carga do A321 foi desenvolvida pela EFW, uma joint venture do grupo Airbus e a ST Engineering, com sede em Cingapura.
A sigla do avião, P2F (Passenger to Freighter), em referência a modificação dos aviões de passageiros para cargueiros. O processo de conversão da EFW prepara os aviões comerciais de passageiros com estruturas mais reforçadas no piso e com a instalação de uma porta de carga na fuselagem.
Em poucas semanas, o modelo A321P2F entrará em serviço pela Lufthansa Cityline em nome da Lufthansa Cargo, que irá operar com o transporte de cargas pela Europa. Inicialmente, está prevista a conversão de duas aeronaves que ficarão baseadas no Aeroporto Internacional de Frankfurt (FRA), Alemanha.

A empresa responsável pela modificação da aeronave a EFW informa que a conversão do A321 em cargueiros é uma alternativa para substituição dos cargueiros Boeing 757, outra aeronave muito utilizada no transporte de cargas.
Com informações da assessoria de imprensa da Lufthansa Cargo


