Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

O ATR que bateu em um viaduto

o ATR que bateu em um viaduto
Por que dois ATR-72 da Transavia caíram com poucos meses de diferença? Esse é o tema do Senta Que Lá Vem a História do último domingo (foto: 玄史生/Wikimedia Commons)

Em fevereiro de 2015, a filmagem de um ATR-72 que bateu em um viaduto na China chocaram o mundo. Mais assustador foi ver que aquele era o acidente com um ATR da Transasia em um pouco mais de um ano. Por que dois ATR-72 caíram em tão pouco tempo? Senta que lá vem história.

O primeiro acidente aconteceu em julho de 2014, quando um ATR-72 voava de Kaoshiung para Magong, na China. Um tufão a 260km ao norte do destino atrapalhava o pouso na cabeceira programada em Magong. No entanto, os pilotos decidiram continuar o voo. Ao se aproximarem, ficaram em órbita com outros três aviões durante 15 minutos, até o controle de tráfego aéreo autorizar o pouso. O pouso seguia normalmente, porém, quando o avião deveria manter 2000 pés, continuou descendo. Os pilotos tentaram encontrar a pista em vão. No momento que tentaram arremeter, o avião se chocou contra árvores e depois contra casas. No acidente, todos os 58 ocupantes do avião morreram.

Segundo acidente

Como resultado das investigações, as autoridades de Taiwan mandaram a Transasia reforçar o treinamento dos pilotos. Além disso, a empresa precisou dar mais foco no gerenciamento de segurança e na obediência às regras de voo. No entanto, ao contrário do que poderia se imaginar, outro ATR caiu em fevereiro de 2015.

Conforme havia sido programado, o avião fazia o segundo voo entre Taipei e Kinmen, na China. Naquele dia, o avião tinha dois comandantes pilotando, bem como um primeiro oficial voando como observador. Apesar de a decolagem ter acontecido sem incidentes, nos primeiros momentos do voo, o avião apresentou um problema em um dos motores. Os pilotos recebem i/ números treinamentos para pousar em segurança mesmo sem um dos motores. Ainda assim, o ATR caiu em um viaduto. Por quê? Confira no vídeo abaixo!

YouTube player

Quer saber das novidades da aviação? Então nos siga nas redes sociais. Você pode nos seguir no TwitterInstagramFacebook e TikTok.

+ do Blog Aviões e Músicas

Voando com o Lito pelo Nordeste

O Michigan é um dos 50 estados que fazem parte dos Estados Unidos, localizado na região norte–nordeste do país, sendo o maior produtor de carros e caminhões, além de ser o

Leia Mais »
logo aem site rodape 2

Um portal feito para leigos, entusiastas, curiosos, geeks, amantes de aviões, aeroportos e viagens.