
Durante a Segunda Guerra Mundial, o XP-56 Black Bullet foi um avião que mais parecia um caça de ficção científica. Relativamente pequeno, o avião era praticamente uma asa voadora. A fuselagem tinha a cabine do piloto, logo na frente de duas hélices traseiras que giravam em sentidos opostos para anular a força de torque. Em algumas versões, o avião tinha duas “caudas”, uma para cima e outra para baixo. Dessa forma, Northrop esperava diminuir o arrasto, deixando o avião mais rápido e econômico.
A Força Aérea dos Estados Unidos encomendou esse caça ainda em 1940. Como dissemos, o avião deveria gerar o menor arrasto possível, logo precisava de uma fuselagem estreita. Jack Northrop desenhou o XP-56 a partir do motor Pratt & Whitney X-1800. No entanto, a fábrica cancelou a produção daquele modelo, forçando Northrop a redesenhar todo avião. No fim das contas, isso gerou um atraso de cinco meses.
Apesar do desenho legal, o avião foi um fracasso, por ser muito instável. O primeiro modelo ainda chegou a fazer alguns voos, mas se destruiu em um teste de taxiamento em alta velocidade. Enquanto o avião corria a 210 km/h, um dos trens de pouso se quebrou, causando perda total da aeronave. Apesar do susto, o piloto sobreviveu.
Ainda assim, outro protótipo foi construído com mudanças aerodinâmicas. No entanto, ele também era muito instável e não gerava confiança no piloto de teste. Depois de alguns voos, o XP-56 Black Bullet foi considerado perigoso demais e o desenho foi abandonado.
Dados Técnicos
Northrop XP-56 Black Bullet – Estados Unidos – 1943
Tripulação: 1
Comprimento (primeira versão): 7,19m
Envergadura: 12,98 m
Altura (primeira versão): 2,97 m
Peso vazio: 3.946 kg
Peso máximo de decolagem: 5.509 kg
Motor: 1x Pratt & Whitney R-2800-29 radial de 18 cilindros, 2000 hp (1.491 kW)
Velocidade máxima: 748 km/h (estimado)
Teto operacional: 10.058 m (estimado)
Alcance: 1.062 km (estimado)


