“Nós vamos! Artemis I inicia um novo capítulo na exploração lunar humana”. Foi assim que a Nasa anunciou o lançamento do seu foguete lunar de última geração que decolou hoje (16) em seu voo de estreia, partindo da Flórida. O voo de teste é sem tripulação, ou seja, sem nenhum ser humano a bordo, mas representa a primeira fase do histórico programa de exploração Artemis da agência espacial dos Estados Unidos. O momento histórico acontece após 50 anos desde a última missão na Lua.
A missão da Artemis I tem duração prevista para aproximadamente um mês e está levando três manequins dentro de sua cápsula tripulável. O foguete do Sistema de Lançamento Espacial da NASA é movido pelo estágio central que foi construído pela Boeing. Após oito minutos e meio de voo, o estágio central completou sua missão e separou-se do estágio superior do foguete, enviando a espaçonave Orion da NASA ao redor da Lua.
Durante a missão, o estágio principal demonstrou várias funções importantes, incluindo abastecer os dois tanques, acionar o sistema hidráulico, ligar os motores, executar programas de controle do vetor de empuxo em voo, esgotar os tanques de combustível, desligar os motores e realizar separação e descarte bem-sucedidos. manobras.
“Foi um lançamento absolutamente lindo – visual e tecnicamente”, disse John Shannon , vice-presidente e gerente de programa do programa SLS da Boeing. “Este foguete controla forças incríveis enquanto acelera pela atmosfera. Ele cumpriu a missão conforme o projetamos, e agradecemos a nossa equipe e parceiros por todo o trabalho árduo para tornar este primeiro lançamento um sucesso.”
Próximas etapas – Artemis Lunar
A equipe da Boeing está preparando as próximas etapas para seus respectivos voos. O Core Stage-2, ou CS-2, lançará a primeira tripulação do programa Artemis e está na área de montagem final em Michoud. Será o primeiro pouso lunar tripulado desde Apollo, que incluirá a primeira mulher e a primeira pessoa negra. Essa etapa, assim como o CS-4, já está em funcionamento em Michoud. Além disso, o artigo de teste estrutural de um estágio superior mais novo e mais poderoso, conhecido como Exploration Upper Stage, está em fabricação.
Quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo da aviação? Então nos siga no Twitter, Instagram, Facebook e Tiktok.