Grandes interrupções no sinal de GPS foram relatadas no leste da Finlândia. As perdas de sinais de GPS foram relatadas por várias aeronaves, levando a Fintraffic Air Navigation a emitir um boletim NOTAM.

De acordo com a Agência Finlandesa de Transportes e Comunicações (Traficom), os primeiros relatórios chegaram entre os dias 5 e 6 de março deste ano. Vários casos foram relatados depois.
O jornal finlandês Helsinki Times informa que o número exato das vezes que ocorreram as interrupções é desconhecido e cita o diretor da Traficom, Jari Pöntinen , dizendo que “pode ter ocorrido mais de 10 interrupções”.
“Voar ainda é seguro. As companhias aéreas têm procedimentos operacionais em vigor se o sinal de GPS for perdido. A aeronave pode ser navegada com segurança e guiada para pousar usando outros sistemas. O controle de tráfego aéreo ajuda a orientar a aeronave para pousar usando outros sistemas”, informou Pöntinen em comunicado à imprensa
No entanto, a agência pediu ao serviço de Navegação Aérea Fintraffic que publicasse um boletim NOTAM informando os pilotos sobre os ocorridos.

O site de notícias finlandês Yle informa que pelo menos uma companhia aérea cancelou voos regionais entre Helsinque (HEL) e Savonlinna (SVL) depois que uma aeronave não conseguiu pousar em SVL em 8 de março. A parte oriental do país parece ser afetada.
De acordo com o comunicado à imprensa da Traficom, a agência não conhece a origem dos distúrbios e está reunindo mais informações sobre o assunto.
Houve casos anteriores de grandes interrupções do sinal GPS na Finlândia e no leste da Noruega. O último foi relatado em 2018 durante os principais exercícios da OTAN na região. Na época, autoridades finlandesas acusaram abertamente a Rússia de interferir nos sinais.
Dê sua opinião! Misteriosas interrupções de sinal de GPS são relatadas no leste da Finlândia.
Gostou desse texto?Então leia mais notícias do nosso site:
Ucrânia afirma ter abatido o caça russo Sukhoi SU-34
Rússia é acusada de violação em espaço aéreo sueco
Agora, confira o vídeo do canal com Lito Sousa:

Confira também, mais um vídeo do canal com Lito Sousa:

Sempre que quiser, veja mais vídeos no nosso canal no youtube!
Você leu toda a matéria? Então não deixe de acompanhar também nossas redes sociais!
- Facebook do AEM
- Instagram do AEM
- Twitter do AEM
- Tiktok do AEM