Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Live: Análise do relatório final do acidente com o Boeing 737 MAX, por Lito Sousa

Em março de 2019 (10), o voo da Ethiopian Airlines ET302 com destino a Nairobi caiu a sudeste da capital etíope, ocasionando 157 vítimas fatais e tripulantes. Este acidente ocorreu menos de cinco meses depois, com detalhes parecidos da queda de um 737 MAX da empresa indonésia Lion Air, provocando mais 189 vítimas.

As duas tragédias colocaram a fabricante norte-americana de aeronaves Boeing na pior crise de sua história, totalizando 346 vítimas. Recentemente, saiu o relatório final do acidente com a Ethiopian e em janeiro (9) de 2023, Lito Sousa fez uma live no seu canal do Youtube (Aviões e Músicas) para comentar e analisar a conclusão deste ocorrido.

Logo de início, Lito observou diversas falhas no relatório, além dos incontáveis erros de digitação. “No relatório da Ethiopian, eles não listaram os fatores contribuintes, não falaram dos treinamentos dos pilotos, não falaram da pobreza de divulgação de informações da própria empresa, focaram apenas no MCAS. Não mencionam nem que o MCAS só ativou nesse avião, depois de 2 minutos”, afirmou.

Lito ainda comentou de acordo com o relatório, que foram 2 minutos de voo com os pilotos perdidos até entrar o primeiro comando do MCAS. “Mais três minutos se passaram, com o avião subindo e controlável, apesar do MCAS já estar trabalhando contra e o comandante não tomou a iniciativa de retornar ao aeroporto.  O copiloto, que tinha 25 anos e somente 361 horas totais de voo…isso mesmo, 361 horas totais de voo e apenas 207 horas no MAX foi quem lembrou da desativação do stab trim cutout, que era um procedimento que a Boeing havia escrito depois do primeiro acidente””, completa.

Para saber mais, assista abaixo a live na íntegra.

YouTube player

E você, tem medo de voar? Clique aqui, confira as informações e ainda se inscreva no curso! Te garanto que seu medo de avião vai ficar para trás!

+ do Blog Aviões e Músicas
logo aem site rodape 2

Um portal feito para leigos, entusiastas, curiosos, geeks, amantes de aviões, aeroportos e viagens.