Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Lavochkin LA-156

Lavochkin La-156
Depois que a Segunda Guerra acabou, países começaram a desenvolver aviões a jatos, como o Lavochkin LA-156 (foto: reprodução internet)

O Lavochkin LA-156 foi um dos primeiros aviões a jato da União Sovíetica. No fim da Segunda Guerra Mundial, os países aliados pegaram toda tecnologia de ponta que a Alemanha tinha. E uma das tecnologias mais usadas foi a dos aviões a jato. Os alemães fizeram o Messerschmitt Me-262 e, a partir dele, surgiram diversos aviões civis e militares no mundo inteiro. Como o soviético LA-156.

Olhando atentamente, o avião não é tão estranho. A fuselagem lembra a de muitos outros caças a jato. Assim, o diferencial é o motor instalado abaixo da fuselagem. O grande motor RD-10, desenvolvido a partir do alemão Junkers Jumo 004, primeiro motor a jato da história deixa o visual do avião diferente. Os soviéticos foram melhorando o motor, chegando a instalar nele a pós-combustão. Dessa forma, mais combustível é jogado após a câmara de combustão, aumentando a potência do motor. Isso aumentou a velocidade maxima de 40 a 70 km/h a mais que nos modelos anteriores.

Enfim, o Lavochkin LA-156 foi parte de uma série de estudos que a fabricante fazia nos anos 40. Dessa forma, nunca passou da fase de protótipo. Outros modelos nasceram a partir dele, no entanto, nunca chegaram a entrar efetivamente em ação.

Dados técnicos

Lavochkin LA-156 – 1947 – URSS
Tripulação: 1 piloto
Comprimento: 9,12 m
Envergadura: 8,52 m
Peso vazio: 2.398 kg
Peso máximo de decolagem: 3.521 kg
Motor: RD-10F turbojato com pós combustor
Velocidade máxima: 905 km/h
Teto operacional: 10.700 m
Alcance: 660 km

+ do Blog Aviões e Músicas

Voando com o Lito pelo Nordeste

O Michigan é um dos 50 estados que fazem parte dos Estados Unidos, localizado na região norte–nordeste do país, sendo o maior produtor de carros e caminhões, além de ser o

Leia Mais »
logo aem site rodape 2

Um portal feito para leigos, entusiastas, curiosos, geeks, amantes de aviões, aeroportos e viagens.