Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

LATAM lança guia com 9 dicas para a alta temporada

A LATAM lançou um guia com 9 dicas para passageiros na alta temporada (foto: Felipe Cruz)

Em qualquer época que você vai viajar de avião, sempre existe o risco de surgir um imprevisto durante o check-in e embarque. Na maior parte do ano, dá para resolver a situação com relativa calma. No entanto, durante a alta temporada, os aeroportos ficam mais cheios. Portanto, com mais passageiros voando, a chance de resolver os problemas a tempo é menor.

A LATAM Brasil programou 3 mil voos extras para as férias de julho. Além disso, a companhia espera levar em julho de 2022 60% a mais de passageiros do que no mesmo mês do ano anterior. Pensando nisso, a LATAM lançou um guia com nove dicas para você viajar durante a alta temporada.

Apesar de as dicas serem focadas na LATAM, elas servem para você utilizar em qualquer companhia aérea, com as devidas adaptações!

YouTube player

1. conferir todos os documentos e regras do destino de viagem

Apesar da reabertura de fronteiras pós-pandemia, muitos países ainda exigem comprovantes de vacinação e exames diferentes para os turistas internacionais. Portanto, por mais que você ainda vá demorar a viajar ao exterior, sempre confira o que cada país exige. Inclusive, a IATA lançou um site que é atualizado diariamente com as regras de entrada para cada país. Curiosamente, o mapa usa os dados do TIMATIC, mesmo sistema que a equipe de check-in utiliza para conferir as regras de entrada em cada país do mundo há anos.

Isso sem contar com as regras de cada país até para a identificação pessoal. Por exemplo, um brasileiro pode viajar pela América do Sul com RG, desde que tenha menos de dez anos de expedição. Se a viagem for a turismo para a maior parte da Europa, basta o passaporte. Já países como Estados Unidos, exigem visto até para turistas. Portanto, confira SEMPRE os documentos.

E mesmo que você vá viajar pelo Brasil, deve ficar sempre atento aos documentos. As companhias aceitam documentos com foto e fé pública para fazer o check-in e permitir o embarque no avião. Por exemplo, você pode embarcar com seu RG, carteira profissional, passaporte ou carteira de trabalho. Porém, carteiras de clube bem como de universidade, não são aceitas. Crianças menores de 12 anos devem viajar com pais ou responsáveis com documentos que comprovem a filiação ou o parentesco. Menores desacompanhados, ou que vão viajar sem um parente, demandam autorizações do Juizado de Menores. A LATAM fez um guia com todas essas informações para viajar com crianças.

2. conferir itens e serviços incluídos na viagem

É importante conferir cada detalhe da viagem antes de seguir para o aeroporto. Por exemplo, vai viajar com um pet? Existe a documentação certa e até o tamanho da caixinha ideal para o cão ou gato. Vai fazer conexão em São Paulo ou Rio de Janeiro? Confira se você vai decolar do mesmo aeroporto no qual pousou. E caso você pouse em Congonhas e vai sair de Guarulhos, já sabe qual é o horário do ônibus entre os aeroportos? Gestantes precisam preencher formulários, apresentar atestado médico ou mesmo o medif (uma autorização médica especial, aprovada pelo médico da companhia), dependendo do momento da gestação. O mesmo vale para pessoas com alguma parte do corpo engessada, recém operadas ou mesmo com alguma condição específica de saúde. Portanto, confira cada detalhe da viagem. Dessa forma, sua viagem vai ser muito mais tranquila!

3. reserve a máscara certa

Ainda estamos vivendo a pandemia e, apesar de o serviço de bordo ter voltado, os passageiros ainda precisam usar máscara no voo. E existem os modelos certos de máscaras aceitas por companhias aéreas em voos domésticos e internacionais. Clique aqui e confira qual máscara você pode usar.

4. compre bagagens e pague taxas extras com antecedência

Agora, no inverno, é comum que as malas fiquem um pouco mais cheinhas, já que a gente viaja com agasalho. E, às vezes, uma mala não é suficiente para levar a roupa da família. Portanto, confira logo na hora da compra se sua tarifa permite despachar mala. Se não permitir, ou você precisar despachar mais bagagem, compre esse despacho com antecedência. Muitas companhias aéreas oferecem até 50% de desconto se você pagar as taxas com mais de 24 h de antecedência para o voo. A LATAM ainda oferece em vários aeroportos o Despacho de Bagagem Express, no qual o passageiro pesa, etiqueta e até paga a bagagem num totem de auto atendimento. Isso evita as filas longas.

Aliás, não só o despacho de bagagens, mas outros serviços extras pagos têm desconto se o cliente pagar com antecedência. Portanto, não dê bobeira!

5. confira o status do voo antes de sair de casa

Não tem nada mais frustrante que chegar no aeroporto e descobrir que o voo foi cancelado. Ou que está muitas horas atrasado. Então, para evitar dor de cabeça, confira sempre o status do voo antes de sair de casa. A LATAM tem a página Minhas Viagens na qual o passageiro consegue conferir cada detalhe do voo atualizado!

6. faça o check in em casa

Chegar no aeroporto com o check in já feito economiza bastante tempo. Pelo menos 20% do tempo que você gastaria, você já economiza chegando com o check in feito. Isso sem contar que, dessa forma, você garante que vá viajar no assento de preferência e junto com seus acompanhantes! 72h antes do embarque, o check in online já está disponível. Então, não perca tempo!

7. chega com bastante antecedência

Na aviação, a gente brinca que, se você chega no horário, já está atrasado. Portanto, já que estamos entrando na alta temporada, a recomendação é chegar no aeroporto 2 horas antes do embarque em voos domésticos e 4 horas antes em voos internacionais. Isso vai te dar bastante tempo de tranquilidade caso haja um imprevisto.

8. baixe o aplicativo do entretenimento a bordo

Antigamente, todos assistiam ao mesmo conteúdo. Agora, você vê o que quiser, na hora que quiser, acessando o LATAM Play no celular (foto: Lucas Conrado)

Já deu tudo certo? Fez o check in, despachou as malas, já entrou no avião? Agora é hora de aproveitar o entretenimento a bordo durante o voo. Antigamente, desciam telinhas do teto do avião pra todo o mundo assistir ao mesmo vídeo. Agora, cada cliente pode ver o que quiser, na hora que quiser e na tela do celular. Basta baixar o app da LATAM, disponível na Play Store e na Apple Store. Além de poder acompanhar cada detalhe da viagem, você pode acessar o LATAM Play, no qual você tem o maior catálogo de entretenimento do Brasil. São mais de 100 filmes e 300 episódios de séries, além de jogos, músicas e outros recursos. Isso sem contar com o catálogo da HBO Max que você tem acesso durante o voo. Em voos internacionais, você acessa o LATAM Play direto do sistema de entretenimento do avião.

9. fique atento às notificações da companhia

Durante todo o tempo, a LATAM atualiza seus canais de comunicação, que são o site, aplicativo e redes sociais. Além disso, entram em contato com o cliente por meio de SMS, WhatsApp e e-mail a cada atualização ou informação sobre o voo. Portanto, preste atenção nesses canais. Ainda assim, se você precisar falar com a LATAM, você pode ligar nos telefones 0300 570 5700 (todo o Brasil), 4002 5700 (capitais) ou +55 11 4002 5700 (ligações do exterior).

Enfim, quer saber de mais novidades da aviação? Então nos siga no TwitterInstagramFacebook e TikTok.

+ do Blog Aviões e Músicas

Voando com o Lito pelo Nordeste

O Michigan é um dos 50 estados que fazem parte dos Estados Unidos, localizado na região norte–nordeste do país, sendo o maior produtor de carros e caminhões, além de ser o

Leia Mais »
logo aem site rodape 2

Um portal feito para leigos, entusiastas, curiosos, geeks, amantes de aviões, aeroportos e viagens.