
Se você andar por Porto Velho (RO), não se surpreenda com dois aviões no quintal de uma casa, bem longe do aeroporto. Eles fazem parte da casa de Geraldo Araújo. O técnico de rádio, cineasta e cantor, como se apresenta no Instagram, ama tanto a aviação que, literalmente, mora em um avião. Recentemente, Geraldo construiu no quintal seu segundo avião, um Embraer Phenom 100. O avião ficou tão bem feito que a Embraer mandou técnicos para conhecerem a obra.
Você viu? Em 2017, a gente contou no blog que a Embraer já tinha vendido 1100 jatos executivos.
Hoje, Geraldo tem 68 anos. No entanto, ele se apaixonou pela aviação ainda criança. Desde que era novo, Geraldo faz filmes com aviões e viagens espaciais. Todavia, em 2017, Geraldo decidiu realizar o sonho de morar em um avião. Juntamente com seu cunhado, começou a construir a frente de um Boeing 737 na fachada de casa. Foram dois anos de obras, bem como 20 mil reais investidos. Então, em 2019, Geraldo conseguiu o que sempre quis: morar em um avião.

Assim, a casa de Geraldo virou um ponto turístico. Todavia, ele não parou por aí. Em 2021, Geraldo construiu um F-15 de madeira para crianças brincarem. Ao mesmo tempo, ele começou a construir em seu quintal um novo avião. O Embraer Phenom ficou tão bem feito que, se você olhar rapidamente, vai achar que é o avião real!
Detalhes
A primeira vista, o que chama atenção no Phenom de Geraldo é a pintura, igual à real. Ele pintou até o nome do avião abaixo da janela da cabine de comando. O ângulo dos motores, o formato do estabilizador vertical, o técnico reproduziu o jato nos mínimos detalhes. Uma porta com escada permite que os visitantes entrem no avião e se surpreendam com os detalhes.

Na cabine de passageiros, poltronas imitam o avião real. No entanto, é a cabine de comando que impressiona. Sabe o manche em gaivota dos aviões da Embraer? Está lá. Sabe as telas touch screen dos Phenom? Também estão ali. Todos os detalhes da cabine de comando foram reproduzidos de forma bem fiel. O trabalho ficou tão bem feito que técnicos da Embraer foram visitar a casa de Geraldo. Além do reconhecimento, levaram presentes ao fã.
Geraldo se apaixonou pelo jato executivo da Embraer quando viu uma propaganda do jato na internet. De acordo com o G1, o simulador do Phenom custou 40 mil reais. Infinitamente menos que os 2,85 milhões de dólares que o jato custa. No entanto, este avião tem um valor especial para Geraldo. E isso não tem preço!

Quer ver mais notícias da aviação? Então nos siga no Twitter, Instagram, Facebook e TikTok.


