
Na década de 1930, decolou nos Estados Unidos um avião que mais parecia uma palheta de guitarra. O Arup S-2 juntava em uma única superfície a asa e o estabilizador horizontal. Foi uma das primeiras aeronaves do tipo corpo sustentante, no qual o próprio corpo da aeronave gera a força de sustentação. Ao longo das décadas, projetistas civis e militares desenharam outros aviões de corpo sustentante. E um desses modelos foi o Hatfield Little Bird.
Milt Hatfield ficou tão fascinado pelo desenho do Arup S-2 que, já na década de 1980, decidiu construir sua própria versão do avião. Assim nasceu o Little Bird (Passarinho em inglês). O estranho avião era em parte uma asa voadora e em parte um corpo sustentante. O bordo de ataque da asa, isto é, a parte da frente, é quase perpendicular à fuselagem. No entanto, o bordo de fuga se estende até próximo da cauda do avião, em um formato de D. Atrás, duas grandes superfícies móveis agem como aileron e profundor.
O mais curioso é que Hatfield não era um projetista profissional de aviões. Ainda assim, fez em casa um modelo incomum e que podia voar a quase 100 quilômetros por hora. O avião fez o primeiro voo ainda em 1986 e não se sabe muito sobre o seu destino. Aparentemente, um interessado comprou o avião e está restaurando para que o Little Bird volte a voar em breve.
Dados Técnicos
Tripulação: 1
Comprimento: 3,81 m
Envergadura: 5,2 m
Área de asa: 13,4 m²
Peso vazio: 112 kg
Peso operacional: 208 kg
Velocidade de cruzeiro: 97 km/h


