
Nesta quinta-feira (18), houve o leilão de 15 aeroportos de todo o Brasil, incluindo Congonhas. A empresa estatal espanhola AENA Desarrollo Internacional acabou levando não só Congonhas, mas também outros dez aeroportos de Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Pará. A estatal desembolsou 2,45 bilhões de reais para administrar esses aeroportos nos próximos 30 anos.
Além de Congonhas, a ANEA vai administrar aeroportos de três regiões do País. No Mato Grosso do Sul, a estatal levou os aeroportos de Campo Grande, Cuiabá e Ponta Porã. Já em Minas Gerais, ela vai administrar Montes Claros, Uberaba e Uberlândia. Por fim, a AENA também vai administrar os aeroportos de Altamira, Marabá, Paraupebas e Santarém, no Pará. De acordo com a ANAC, a AENA deverá desembolsar 5,8 bilhões em melhorias dos terminais nos próximos 30 anos.
O Fundo XP Infra IV FIP levou os blocos Aviação Geral e Norte II. O Bloco Aviação Geral é formado pelos aeroportos de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro e Campo de Marte, em São Paulo. Já o Bloco Norte II engloba os aeroportos de Belém (PA) e Macapá (AP).
Enfim, quer saber mais curiosidades da aviação? Então nos siga no Twitter, Instagram, Facebook e Tiktok.


