Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

GE Aviation fecha parceria com a Boeing para programa de voos híbridos elétricos

A GE Aviation fechou parceria com a Boeing no programa de testes de voo do seu sistema de propulsão elétrica híbrida utilizando um avião Saab 340B modificado e motores turbopropulsores CT7-9B.

A Boeing e a sua subsidiária Aurora Flight Sciences fornecerão modificação de aeronaves, integração de sistemas e serviços de testes de voo à GE Aviation. Este trabalho inclui a fabricação de nacelas (suporte do motor nas aeronaves em que é fixado na asa), interface de cabina de pilotagem e concepção de software, análise de desempenho de aeronaves e integração de sistemas.

Anteriormente, a NASA e a GE Aviation anunciaram o lançamento de uma nova parceria de investigação para amadurecer um sistema de propulsão elétrica híbrida de megawatts (MW) de classe para demonstrar a prontidão de voo de aeronaves de corredor único. Os planos são realizar testes de solo e de voo em meados dos anos de 2022. O programa, que faz parte do projecto EPFD (Electric Powertrain Flight Demonstration) da NASA, envolve um esforço total de 260 milhões de dólares que inclui investimentos da NASA, GE Aviation, Boeing e outros parceiros ao longo de cinco anos.

“Estamos entusiasmados com a oportunidade de colaborar com a Boeing no avanço dos sistemas de propulsão elétrica e híbrida”, disse Mohamed Ali, vice-presidente e diretor-geral de engenharia da GE Aviation. “O projeto de demonstração de voo de propulsão elétrica da NASA é uma oportunidade para a GE Aviation e a Boeing, líderes mundiais em tecnologias de aviação, demonstrarem que a propulsão elétrica híbrida é real e possível para o futuro dos voos comerciais para reduzir as emissões de carbono”.

“Estamos inspirados a juntar-nos à GE Aviation para demonstrar a viabilidade da tecnologia de propulsão híbridoeléctrica”, disse Naveed Hussain, chefe de tecnologia e vice-presidente e diretor-geral da Boeing Research & Technology. “Temos o prazer de contribuir com a nossa extensa investigação e ensaio de sistemas de propulsão híbridos-eléctricos – incluindo uma parceria de desenvolvimento de longa data com a NASA – para um projecto que será sem dúvida um marco importante no caminho para viagens aéreas mais sustentáveis”.

A engenharia e os testes dos sistemas das aeronaves terão lugar na sede da Aurora em Manassas, Virgínia, enquanto a fábrica de nacelas terá lugar nas suas instalações no Mississippi e na Virgínia Ocidental.

“Temos orgulho em trazer a perícia da Aurora em componentes aeronáuticos, engenharia de sistemas e testes a este importante projeto”, disse Per Beith, presidente e CEO da Aurora Flight Sciences. “Trabalhando com a GE Aviation, teremos um impacto significativo no avanço da propulsão electrificada para o transporte aéreo comercial”.

A GE Aviation passou mais de uma década desenvolvendo os componentes de um sistema elétrico híbrido, incluindo motores, geradores e conversores de energia. As tecnologias elétricas híbridas que a GE Aviation está a desenvolver são altamente compatíveis com o combustível de aviação sustentável e o hidrogénio, bem como arquitecturas avançadas de motores, tais como ventiladores abertos e novos designs de núcleo de motor compacto.

As tecnologias de propulsão elétrica híbrida podem poupar combustível e optimizar o desempenho do motor, ajudando a indústria aeronáutica a atingir o seu compromisso de zero emissões líquidas de CO2 do voo até 2050.

Com informações da assessoria de imprensa da GE Aviation

+ do Blog Aviões e Músicas

Voando com o Lito pelo Nordeste

O Michigan é um dos 50 estados que fazem parte dos Estados Unidos, localizado na região norte–nordeste do país, sendo o maior produtor de carros e caminhões, além de ser o

Leia Mais »
logo aem site rodape 2

Um portal feito para leigos, entusiastas, curiosos, geeks, amantes de aviões, aeroportos e viagens.