
Nesta semana, a Administração Federal de Aviação (FAA), dos Estados Unidos, aplicou 160 mil dólares em multas a passageiros. No entanto, um detalhe chama atenção: as multas foram para apenas duas pessoas! São as duas maiores multas a clientes da história! Uma multa foi de 81.950 dólares, enquanto a segunda foi de 77.212 dólares. Isso faz parte da política de tolerância zero da FAA para quem provoca tumulto em voos.
Em julho de 2021, uma passageira tentou abrir a porta de um avião da American Airlines durante o voo. O avião ia de Dallas, no Texas, para Charlotte, na Carolina do Norte. Quando os tripulantes tentaram controlar a mulher, ela começou a chutar, cuspir, morder e dar cabeçadas nos comissários e demais passageiros. Ela precisou ser amarrada com fita adesiva a uma poltrona. A American baniu a passageira de seus voos. Mas o prejuízo seria ainda maior. Agora, ela recebeu a multa de 81.950 dólares, que equivale a cerca de 384 mil reais. É a maior multa que um passageiro já recebeu.
O outro caso também aconteceu em julho de 2021 e também em um voo que decolou de Dallas. Uma passageira tentou abraçar e beijar outra pessoa que viajava a seu lado. Além disso, ela andou até a frente da aeronave e também tentou abrir a porta do avião durante o voo. Quando os tripulantes tentaram contê-la, ela ficou agressiva, mordendo outros passageiros diversas vezes. Então, além do banimento dos voos, a passageira recebeu uma multa de 77.212 dólares, o equivalente a 362 mil reais.

Não seja um idiota
Desde o começo da pandemia de covid, casos de agressões a passageiros e funcionários de aeroportos aumentaram bastante nos Estados Unidos. De acordo com a FAA, foram 6 mil reportes contra passageiros só em 2021. Nos primeiros meses de 2022, já são mais de 1000 reportes, segundo a FAA. Por isso, a FAA decidiu lançar uma campanha de tolerância zero. Se um passageiro for agressivo, ele vai ser multado. Dessa forma, a FAA já aplicou mais de 3,6 milhões de dólares desde o início da campanha em 2021.
“Se você está num avião, não seja um idiota! E mesmo que você não esteja, também não seja um idiota”, disse Pete Buttigieg, Secretário de Transportes dos Estados Unidos. É comum que passageiros indisciplinados recebam multas e até banimento de voos nos Estados Unidos. Inclusive, a lei daquele país permite que companhias proíbam esses passageiros de voltarem a voar. Torçamos para que as maiores multas da história para passageiros ajudem a coibir a violência na aviação.
Enfim, quer saber de mais novidades da aviação? Então nos siga no Twitter, Instagram, Facebook e TikTok.