Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Embraer traz detalhes dos E-Jets cargueiros

e-jets cargueiros
Os primeiros E-Jets cargueiros devem começar a voar a partir de 2024 (Divulgação/Embraer)

Embraer divulgou um vídeo na qual traz detalhes sobre a versões de carga do E190 e do E195. Os aviões devem fazer os primeiros voos em 2024, ocupando a fatia de mercado entre turboélices, como os ATR-72F e cargueiros maiores como os Boeing 737F. De acordo com a Embraer, os E190F e E195E são os aviões ideais para empresas de e-commerce, que demandam operações rápidas e descentralizadas.

O vídeo revela que os E190F vão ter alcance de 3.722 km com o peso máximo de decolagem. No entanto, com ocupação de volume máxima, seu alcance sobe para 4.500 km. Além disso, a aeronave deve voar a uma velocidade de Mach 0.82, isto é, 82% da velocidade do som a altitude de cruzeiro. O E190F poderá transportar até 10.700 quilos de carga paga.

Já o E195F poderá transportar até 12.300 kg de carga paga. Com o peso máximo de decolagem, seu alcance será de 3.000 km. Além disso, se o avião transportar a carga com o volume máximo, ele pode voar até 3.944 km. Assim como seu irmão menor, o E195F vai voar a Mach 0.82.

Os aviões vão ter uma grande porta de cargas na porção frontal da fuselagem. Segundo a Embraer, eles foram desenhados para receber pallets e contêineres padrão da aviação cargueira no mundo. Além do porão de cargas no lugar onde hoje fica a cabine de passageiros, os aviões vão poder transportar mais carga nos bagageiros, onde hoje viajam as malas despachadas. A companhia destaca que, por conta de suas capacidades operacionais, os cargueiros vão permitir que compras sejam entregues em outros estados no mesmo dia.

YouTube player

Primeiras conversões

No dia 9 de maio, a Embraer assinou com a Nordic Aviation Capital (NAC) um acordo para converter 10 aviões de passageiros para cargueiros. Especializada em leasing, a NAC vai pegar 10 de seus Embraer para fazer a conversão, aqui no Brasil. A conversão exige um reforço no piso, além da colocação de Barreiras de Carga Rígida bem como sistemas de detecção de fumaça e extintores classe E. Além disso, os E-Jets cargueiros vão passar por mudanças no Sistema de Gestão de Ar, remoção do interior e instalação de provisões para transporte de materiais perigosos.

Enfim, quer saber de mais novidades da aviação? Então nos siga no TwitterInstagramFacebook e TikTok.

+ do Blog Aviões e Músicas

Voando com o Lito pelo Nordeste

O Michigan é um dos 50 estados que fazem parte dos Estados Unidos, localizado na região norte–nordeste do país, sendo o maior produtor de carros e caminhões, além de ser o

Leia Mais »
logo aem site rodape 2

Um portal feito para leigos, entusiastas, curiosos, geeks, amantes de aviões, aeroportos e viagens.