Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Edgley EA-7 Optica

ea-7 optica
O EA-7 Optica parecia um avião a jato, mas era movido a pistão (foto: Anthony Noble/Wikimedia Commons)

Você já reparou que a cabines dos helicópteros têm grandes janelas, que permitem ver tudo lá fora? Pois é, o projetista inglês John Edgley imaginou um avião assim. Ele queria que a polícia e o controle de fronteiras pudesse usar sua aeronave para patrulha. Se você olhar rápido o Edgley EA-7 Optica, vai pensar que é um avião a jato. Na verdade, é um avião a pistão com a hélice dentro de uma carenagem, no estilo do Caproni Stipa. Apesar do desenho estranho, era um avião promissor e com um mercado certo, mas só 22 foram produzidos.

O EA-7 Optica mede 8,15 m de comprimento por 12 m de envergadura. É um avião baixinho, com apenas 1,98m de altura. Quem visse o motor de 260 hp e o peso de apenas 920 quilos, imaginaria que o avião poderia voar bem rápido. No entanto, sua velocidade máxima é de apenas 213 km/h. OK, sendo um avião para patrulha, não precisa ser veloz.

Motor curioso

ea-7 optica
A cabine de vidro ajudaria forças policiais a patrulharem cidades (foto: TSRL/Wikimedia Commons)

Aviões como o EA-7 Optica e o Caproni Stipa têm o mesmo princípio. Se você sopra um fluxo de ar em um tubo mais fino, o ar sai mais acelerado, aumentando a tração do motor. Mas, para isso dar certo, tanto o desenho do motor quanto o da hélice precisam ser muito bem planejados, uma vez que esse formato aumenta sensivelmente o arrasto do avião.

Bem como o motor, a grande característica do EA-7 é sua cabine em forma de globo de vidro. Inclusive, daí vem seu nome, Optica. O avião voaria com policiais para poder patrulhar as cidades ou fronteiras de países. O problema é que logo no primeiro dia de operação, um EA-7 Optica caiu, matando o piloto e um fotógrafo. Investigações apontaram uma falha técnica nos controles como causa do problema. Assim, a empresa começou a ter problemas financeiros e em 1987, um ataque incendiário fechou de vez a Edgley

Dados Técnicos

Tripulção: 1 piloto e 2 observadores
Comprimento: 8,15 m
Envergadura: 12 m
Altura: 1,98 m
Peso vazio: 948 kg
Peso máximo de decolagem: 1315 kg
Motor: 1 × Textron Lycoming IO-540-V4A5D, 6 cilindros, resfriado a ar, 260 hp
Velocidade de cruzeiro: 191 km/h
Velocidade máxima: 213 km/h
Teto operacional: 4267 m
Alcance: 1050 km

+ do Blog Aviões e Músicas

Voando com o Lito pelo Nordeste

O Michigan é um dos 50 estados que fazem parte dos Estados Unidos, localizado na região norte–nordeste do país, sendo o maior produtor de carros e caminhões, além de ser o

Leia Mais »
logo aem site rodape 2

Um portal feito para leigos, entusiastas, curiosos, geeks, amantes de aviões, aeroportos e viagens.