Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Concluído com sucesso o primeiro sinal de teste do satélite EGNOS V3 da Airbus

A Airbus, com seus principais parceiros concluíram com sucesso o primeiro sinal de teste de emissão do Sistema Europeu de Aumento Baseado em Satélite (SBAS) EGNOS V3.

A Airbus, com seus principais parceiros Indra e a Universitat Autónoma de Barcelona/IEEC, e as partes interessadas do EGNOS V3, a Agência da União Europeia para o Programa Espacial (EUSPA), a Agência Espacial Europeia (ESA) e a Eutelsat, concluíram com sucesso o primeiro sinal de teste de emissão do Sistema Europeu de Aumento Baseado em Satélite (SBAS) EGNOS V3 respeitando os formatos Single Frequency L1 e Dual Frequency Multi Constellation L5.

A versão V3 do EGNOS, o SBAS da União Européia, melhora o desempenho do GPS e do Galileo, para fornecer serviços de posicionamento por satélite para as aplicações mais críticas de segurança, como navegação de aeronaves. 

Esta nova geração do EGNOS, atualmente em desenvolvimento pela Airbus, operará em uma base multi-frequência (L1/L5 e E1/E5), multi-constelação (GPS, Galileo) incorporando proteção de segurança contra ataques cibernéticos.

A campanha de sinal de teste do EGNOS V3 envolveu a nova versão do EGNOS Navigation Land Earth Station (NLES) desenvolvido pela Indra, bem como a carga útil SBAS de dupla frequência do Eutelsat E5WB desenvolvida pela Airbus. Esta primeira integração NLES para E5WB teve como objetivo verificar um algoritmo de chave EGNOS V3 garantindo que cada sinal seja direcionado corretamente na saída do satélite, adaptando em tempo real o sinal de uplink do solo. Este importante marco assegura o projeto crítico do EGNOS V3 NLES antes da implementação final e sua qualificação completa de fábrica.

“A transmissão bem-sucedida do sinal de teste EGNOS V3 é um evento chave na vida do programa”, informou Silvio Sandrone, chefe de programas de navegação da Airbus. “Junto com outros experimentos de campo em andamento, este “hello world” do EGNOS V3 estabelece as bases para a implantação da nova geração do EGNOS. O programa e o sistema estão agora entrando em realidade de sua jornada para permitir serviços contínuos e aprimorados de Segurança da Vida em toda a União Europeia.”

O EGNOS é um componente do Programa Espacial da União Européia projetado para melhorar o serviço de posicionamento do Sistema de Posicionamento Global e do Galileo para usuários de “Safety of Life”. É gerido no âmbito do acordo de parceria estabelecido entre a Direção-Geral da Defesa, Indústria e Espaço (DG-DEFIS) da Comissão Europeia, a Agência da União Europeia para o Programa Espacial (EUSPA) e a Agência Espacial Europeia (ESA).

 As opiniões expressas neste Comunicado de Imprensa não podem, de forma alguma, ser consideradas como refletindo a opinião da União Europeia, da EUSPA e/ou da ESA.

Com informações da assessoria de imprensa da Airbus

+ do Blog Aviões e Músicas
logo aem site rodape 2

Um portal feito para leigos, entusiastas, curiosos, geeks, amantes de aviões, aeroportos e viagens.