Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Companhias aéreas são os maiores consumidores de disquetes

Quem viveu antes dos anos 2000 ainda vai se lembrar dos famosos e necessários disquetes (floppy disk), mas quem acha que esse mercado acabou, está completamente enganado. No recente lançamento do livro “Floppy Disk Fever: The Curious Afterlives of a Flexible Medium”. Os autores contam que as companhias aéreas são os maiores consumidores de disquetes na atualidade.

E na verdade, basta prestar atenção para perceber que uma grande parte da frota aérea do mundo todo tem mais de 20 anos. Isso significa que eles ainda precisam utilizar disquetes em alguns dos aviônicos, já que era essa a tecnologia disponível da época.

A FloppyDisk é uma pequena empresa, instalada na Califórnia, administrada por Tom Persky, e é a maior revendedora mundial de disquetes. Isso porque na medida em que os disquetes foram se tornando obsoletos, as grandes companhias deixaram de fabricar e a FloppyDisk acabou canalizando suas vendas para empresas aéreas, indústrias e empresas médicas que – também utilizam equipamentos que dependem de disquetes para atualizar sistemas ou obter informações.  

Atualmente, eles também oferecem serviços de reciclagem, compram disquetes antigos e usados, fazem transferências de discos e vendem itens usados ou quebrados para artistas de todo o mundo. No entanto, o proprietário não fabrica as peças, já que o investimento para tal, a longo prazo não se justificaria, pois aos poucos as máquinas que ainda operam com esse formato – como os aviões –  também serão modernizados.

No entanto, apesar de trabalhar com raridades, o preço continua bastante acessível e no site deles você poderá encontrar pacotes com 10 unidades de 3,5 polegadas e 1,44 MB de espaço por $14 dólares, por exemplo.

Em 2020, durante a conferência virtual de hackers DEF CON, a Pen Test Partners fez um vídeo mostrando o uso de disquete em um Boeing 747 da British Airways que é utilizado para atualizar o sistema do avião.

O livro que conta todas as curiosidades sobre esse tema pode ser encontrado aqui, a partir de novembro.
E você já imaginava que os aviões ainda pudessem utilizar disquetes?

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo da aviação? Então nos siga no Twitter, Instagram, Facebook e Tiktok.

Companhia aéreas são os maiores consumidores de disquetes

Para cego ler: conjunto de disquetes sobre uma superfície lisa
Disquetes ainda são utilizadas em aeronaves
Foto: Ariadnerb (Public Domain)
+ do Blog Aviões e Músicas
logo aem site rodape 2

Um portal feito para leigos, entusiastas, curiosos, geeks, amantes de aviões, aeroportos e viagens.