Categorias:

Como surgiu o piloto automático?

Imagem do avatar de
Publicado por Equipe AeM

Como surgiu o piloto automático?

E não dá para responder essa pergunta sem contar um pouco sobre Lawrence Sperry, mais um dos gênios que fizeram a aviação chegar onde está hoje.

Em 1908 o americano Elmer Ambrose Sperry inventou a bússola giroscópica, que é um tipo de bússola não magnética, baseada em um disco que gira em alta rotação e na rotação da Terra para encontrar automaticamente a direção geográfica. Elmer descobriu que com as devidas correções, um giroscópio girando no plano vertical teria seu eixo sempre alinhado com o eixo de rotação da terra (que vejam só, é uma esfera e gira) e consequentemente apontaria para o norte verdadeiro.

Os grandes dispositivos de compensação exigidos pelas bússolas magnéticas convencionais foram eliminados pela descoberta de Sperry.
Elmer Sperry, na época, era considerado como um inventor quase no mesmo nível de Thomas Edison.

E como surgiu o piloto automático? Bom… Elmer teve 3 filhos, e o terceiro deles, Lawrence Burst Sperry, nascido em 22 de dezembro de 1892, desenvolveu uma paixão enorme pela aviação. Tanto que em 1909, Lawrence e seu irmão, Elmer Jr., começaram a construir um avião no porão da sua casa.

Lawrence se matriculou na escola de aviação dirigida por Glenn Curtiss, outro pioneiro da aviação, que tinha umas tretas com os Wright brothers, e em 1913 recebeu a Licença Federal de Piloto nº 11 do Aero Club of America.
Nessa época, Curtiss estava trabalhando sob o patrocínio da Marinha dos Estados Unidos para desenvolver um hidroavião e Sperry, o mais jovem piloto licenciado nos Estados Unidos, acabou desenvolvendo um novo interesse, um estabilizador giroscópico para aeronaves. O objetivo de Sperry era desenvolver um aparelho que permitisse a um avião manter seu curso e atitude em todas as circunstâncias.

Agora dá um play e senta que lá vem história!