
Nesta sexta-feira (6), um Embraer E195 da Azul voltou ao Recife, ao apresentar problema no trem de pouso. De acordo com o Flightradar24, o voo AD 4090 estava programado para decolar às 12h55 de hoje. No entanto, só decolou às 15h12. Segundo as primeiras informações, o trem de pouso de nariz estaria desalinhado, o que desviou o voo. O avião sobrevoou a região do Recife e agora, às 16h48, retornou ao aeroporto de origem.
Confira na live abaixo os comentários do Lito sobre o voo AD 4090

Durante 1h30, o Embraer ficou sobrevoando a capital pernambucana. Uma vez que os pilotos tinham a informação que o trem estava desalinhado, fizeram duas passagens baixas pelo aeroporto para que o controle de tráfego aéreo e a equipe de solo confirmassem a informação. De acordo com as observações, o trem estava invertido 180º.
Trem de pouso invertido

Em conversa com o controle de tráfego aéreo do Recife, o piloto teria declarado emergência, por conta da posição do trem de pouso. Ainda, a equipe de manutenção teria solicitado mais uma passagem baixa, no entanto o piloto disse estar com pouco combustível. Vale destacar que, nesses casos, é comum o piloto alijar combustível. Além disso, o avião voou em altitude mais baixa que a programada e com os trens de pouso estendidos, o que aumenta o consumo.
De alguma forma, o trem de pouso voltou ao alinhamento normal. De acordo com vídeos nos grupos do WhatsApp, a aterrissagem ocorreu normalmente. Poucos minutos depois, a pista do Aeroporto Internacional do Recife já estava aberta novamente para pousos e decolagens.
Estas são as informações iniciais do caso. Quando tivermos novidades sobre o que causou o problema no trem de pouso e as repercussões, vamos atualizar o blog.
Enfim, quer receber mais informações sobre aviação? Então nos siga no Twitter, Instagram, Facebook e Tiktok.