
(imagem omini air international)
De acordo com dados do Itamaraty, aproximadamente 1 milhão de brasileiros vivem nos Estados Unidos. Destes, cerca de 250 mil são de Minas Gerais, o que torna o estado mineiro responsável por 25% dos imigrantes que saem do Brasil para começar uma nova vida na terra do Tio Sam.
Nesta quarta-feira (26), o Brasil recebeu um voo com 211 brasileiros deportados, sendo 90 deles menores de idade, crianças de até 10 anos de idade. Foi um número inédito de menores enviados de volta ao país até hoje.

O Boeing 767-300 da empresa que presta serviços de voos charters a Omini Air International, decolou do Aeroporto Internacional de Tucson (TUS), no Arizona com destino ao Aeroporto Internacional Tancredo Neves (CNF), em Confins (MG), onde a aeronave pousou no início da tarde. Trazendo o segundo grupo de deportados para o país neste ano.

A Polícia Federal e o Juizado de Menores, acompanharam o desembarque em Confins, mesmo acompanhadas pelos pais. A polícia abriu uma investigação para apurar se há nesse grupo pessoas que se passam por país para tentar facilidades com a imigração clandestina.
O esquema conhecido como “cai-cai”, se tornou mais popular porque, ao pisar em solo americano acompanhado por um parente menor de primeiro grau e se entregar às autoridades americanas, o migrante responde ao processo em liberdade, já que a criança não pode permanecer sozinha durante procedimentos de repatriação ao Brasil ou aceitação pelo governo americano. Os coiotes viram a regra como uma oportunidade de negócio.
Informações obtidas pelo portal de notícias Yahoo.


