
Você voou recentemente? Quando chegou no destino, percebeu que sua bagagem não estava ali? Pois é, o extravio de bagagem por companhias aéreas aumentou em 24% só em 2021. Dessa forma, a proporção de bagagens perdidas chegou a 4,31 para mil passageiros que viajaram naquele ano.
Os dados são da SITA, empresa de TI e comunicações que presta serviços a aeroportos do mundo inteiro. De acordo com a empresa, a taxa mundial extravio de bagagens em voos domésticos é de 1,85 a cada mil passageiros. Já em voos internacionais, a taxa sobe para 8,7 para cada mil. Isso significa que você tem quase 5 vezes mais chance de perder a mala num voo internacional do que doméstico. E esse é um dos motivos para o grande número de bagagens extraviadas.
Maior demanda, menos gente

Ao longo de 2020, boa parte dos países do mundo fecharam suas fronteiras. Os que reabriram, fizeram com muitas restrições. Ao longo de 2021, os governos começaram a flexibilizar as regras de entrada, aumentando a quantidade de voos internacionais. Com maior fluxo de passageiros, mais bagagens voltaram a circular entre países, provocando um maior número de extravios.
No entanto, houve um agravante durante a pandemia. Assim como as companhias aéreas, muitas empresas de handling demitiram milhares de funcionários no mundo inteiro. Então, os voos internacionais voltaram, porém as companhias não recontrataram pessoal de pátio na mesma proporção.
Esclarecendo, empresa de handling é aquela que cuida do manuseio das bagagens nos aeroportos, entre outras coisas.
De acordo com a SITA, a situação ainda deve piorar um pouco antes de melhorar. Para trabalhar em aeroporto, o funcionário precisa fazer diversos cursos, não só da empresa, mas também da administradora. Mesmo quem foi demitido no início da pandemia, precisa de uma reciclagem para voltar a trabalhar em aeroportos. E esse treinamento não está acompanhando o ritmo de crescimento das companhias.
Mais extravio, menos danos
Ainda de acordo com a SITA, apesar de o número de extravio de bagagens ter aumentado, houve uma diminuição nos casos de danos a malas despachadas. Dados da companhia mostram que danos de bagagens caiu 23% em 2021. No entanto, no mesmo período, a quantidade de bagagens entregues aos clientes com atraso aumentou em 71%. E, finalmente, o número de roubo de bagagens também teve um aumento, de 6%.
Com informações do Simple Flying.
Enfim, quer saber de mais novidades da aviação? Então nos siga no Twitter, Instagram, Facebook e TikTok.