
No último sábado (2), um erro no sistema de escalas da American Airlines quase deixou 12 mil voos sem pilotos no mês de julho. O erro permitia que os pilotos recusassem as escalas de todo o mês. O problema é que o bug aconteceu no momento em que a companhia e pilotos discutem mudanças nos contratos de trabalho. De acordo com um comunicado, a American percebeu e corrigiu o erro a tempo de evitar problemas maiores.
A American Airlines e a Associação de Pilotos Aliados (APA) estão negociando um novo contrato para os pilotos da companhia. De acordo com o site Simple Flying, as negociações estão travadas e a APA chegou a processar a American por trocar os simuladores de voo dos pilotos. Nessa situação, surge um bug no sistema de escalas no qual pilotos poderiam recusar a escala do mês. Dessa forma, eles poderiam aumentar a pressão para a companhia considerar suas demandas. A American chegou a oferecer um aumento de salário de 45 mil a 64 mil dólares anuais, dependendo do tamanho do avião que os pilotos voassem.
No entanto, a APA está insatisfeita com as regras nas mudanças de escala de pilotos. De acordo com a APA, as mudanças constantes nas escalas não permite que os tripulantes programem o seu tempo livre. Além disso, o reagendamento constante da escala está aumentando consideravelmente os casos de fadiga entre pilotos.
Sistema permitindo a recusa de escalas
Assim como acontece em companhias aéreas brasileiras, os pilotos da American podem trocar chaves de voo, caso isso não afete a escala. Porém, ao contrário do que acontecia por aqui, na American isso é feito online, na plataforma onde os tripulantes checam a escala. Ainda existe uma liberdade para recusarem chaves de voo. Porém, o erro dessa semana permitiu que milhares de tripulantes recusassem a escala do mês de julho inteiro.
A situação se agrava quando lembramos que julho é o início das férias de verão nos Estados Unidos. Essa é a época do ano na qual os americanos mais viajam. O erro no sistema permitiu que até 12 mil voos ficassem sem pilotos na alta temporada.


