
Pela primeira vez, o Esquadrão de Demonstração da Marinha dos Estados Unidos, mais conhecido como Blue Angels, selecionou uma mulher para pilotar os F/A-18. Assim, a tenente Amanda Lee vai se juntar a outros cinco pilotos recém-selecionados para começar a voar em 2023. Antes, o esquadrão já havia selecionado uma mulher para pilotar o Hercules C-130 que voa junto dos F/A-18, para suporte logístico.
Amanda Lee serve na Base Aeréa Oceana, na Virgínia (EUA). Formada em 2013 na Old Dominion University, Amanda serve no 106º Esquadrão de Ataque, mais conhecido como Gladiators. Nos 55 anos de história dos Blue Angels, ela é a primeira mulher selecionada para voar os caça F/A-18 E/F, que se apresentam em shows aéreos. Além de Amanda, o Blue Angels ainda selecionou mais cinco militares, que vão atuar pilotando os F/A-18 e o Hércules, bem como na manutenção, organização de eventos e até como médico do esquadrão.
Os novos aviadores vão passar por um intenso treinamento de cinco meses ainda neste ano. Depois de formados, já devem começar a se apresentar na temporada de shows dos Blue Angels, em 2023. Amanda é a primeira mulher a se apresentar com os F/A-18, porém não é a primeira piloto dos Blue Angels. Entre 2015 e 2016, a Major Katie Higgins Cook pilotou o “Fat Albert”, apelido do C-130 que acompanha os caças nas turnês.

Enfim, quer saber de mais novidades da aviação? Então nos siga no Twitter, Instagram, Facebook e TikTok.


