
Neste domingo (29), um deHavilland DHC-6-300 Twin Otter se chocou contra uma montanha, no Nepal. De acordo com as primeiras informações, o avião levava três tripulantes e 19 passageiros. Depois de 20 minutos de voo, o avião perdeu contato com a torre de controle. Conforme as autoridades nepalesas, todos os 22 ocupantes morreram no acidente.
O Twin Otter pertencia à companhia Tara Air, sediada em Katmandu, capital do país. O avião voava de Pokhara a Jomson, no Nepal. De acordo com as primeiras informações, o avião decolou de Pokhara às 9h55 do horário local. O último registro do avião no Flightradar24 mostra que ele sobrevoou a vila de Ghod Phani e virou ao norte, na direção de Shikha. Por volta das 10h07, o avião desapareceu dos radares.

Na manhã desta segunda-feira, depois de 24 horas de buscas, as equipes de resgate encontraram os destroços do avião em uma encosta, a cerca de 4420 metros de altitude. Os destroços estavam em uma encosta a cerca de 13 km do destino. Apesar de o avião estar destruído, não há indícios de que houve uma explosão no momento do impacto. Equipes por terra e ar chegaram no local e, de acordo com as autoridades, não há sobreviventes.
Casos repetidos de acidentes no Nepal

O avião ia para Pokhara, que é a segunda maior cidade do Nepal. Além da população de 518 mil habitantes, a cidade ainda é um importante polo turístico, localizada aos pés do Himalaia. O Twin Otter transportava 22 pessoas na hora do acidente. Além de 16 nepaleses, contando os pilotos, o avião ainda levava quatro indianos e dois alemães.
Este não é o primeiro acidente da Tara Air. Em 2016, outro Twin Otter da companhia se chocou contra montanhas a leste do país, matando também 22 pessoas. Em 2019, o dono da Tara Air também morreu em um acidente de helicóptero. Além disso, em 2012, um avião da extinta Agni Air também caiu no trajeto entre Pokhara e Jomsom, matando 15 pessoas.
Em 2017, uma auditoria da Organização Internacional da Aviação Civil (ICAO) reprovou o Nepal em investigação de acidentes aéreos. Por conta do péssimo histórico de segurança, as companhias nepalesas são proibidas de voar para a Europa.
Enfim, quer saber de mais novidades da aviação? Então nos siga no Twitter, Instagram, Facebook e TikTok.