Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Avião se choca contra montanha no Nepal

22 pessoas morreram no choque de um Twin Otter da Tara Air contra uma montanha no Nepal (foto: Exército Nepalês)

Neste domingo (29), um deHavilland DHC-6-300 Twin Otter se chocou contra uma montanha, no Nepal. De acordo com as primeiras informações, o avião levava três tripulantes e 19 passageiros. Depois de 20 minutos de voo, o avião perdeu contato com a torre de controle. Conforme as autoridades nepalesas, todos os 22 ocupantes morreram no acidente.

O Twin Otter pertencia à companhia Tara Air, sediada em Katmandu, capital do país. O avião voava de Pokhara a Jomson, no Nepal. De acordo com as primeiras informações, o avião decolou de Pokhara às 9h55 do horário local. O último registro do avião no Flightradar24 mostra que ele sobrevoou a vila de Ghod Phani e virou ao norte, na direção de Shikha. Por volta das 10h07, o avião desapareceu dos radares.

De acordo com registro do Flightradar24, esse foi o trajeto do avião até o local do acidente (reprodução: Flightradar24)

Na manhã desta segunda-feira, depois de 24 horas de buscas, as equipes de resgate encontraram os destroços do avião em uma encosta, a cerca de 4420 metros de altitude. Os destroços estavam em uma encosta a cerca de 13 km do destino. Apesar de o avião estar destruído, não há indícios de que houve uma explosão no momento do impacto. Equipes por terra e ar chegaram no local e, de acordo com as autoridades, não há sobreviventes.

Casos repetidos de acidentes no Nepal

Twin Otter da Tara Air em Jomsom, igual ao que sofreu o acidente neste domingo (foto: Solundir/Wikimedia Commons)

O avião ia para Pokhara, que é a segunda maior cidade do Nepal. Além da população de 518 mil habitantes, a cidade ainda é um importante polo turístico, localizada aos pés do Himalaia. O Twin Otter transportava 22 pessoas na hora do acidente. Além de 16 nepaleses, contando os pilotos, o avião ainda levava quatro indianos e dois alemães.

Este não é o primeiro acidente da Tara Air. Em 2016, outro Twin Otter da companhia se chocou contra montanhas a leste do país, matando também 22 pessoas. Em 2019, o dono da Tara Air também morreu em um acidente de helicóptero. Além disso, em 2012, um avião da extinta Agni Air também caiu no trajeto entre Pokhara e Jomsom, matando 15 pessoas.

Em 2017, uma auditoria da Organização Internacional da Aviação Civil (ICAO) reprovou o Nepal em investigação de acidentes aéreos. Por conta do péssimo histórico de segurança, as companhias nepalesas são proibidas de voar para a Europa.

Enfim, quer saber de mais novidades da aviação? Então nos siga no TwitterInstagramFacebook e TikTok.

+ do Blog Aviões e Músicas

Voando com o Lito pelo Nordeste

O Michigan é um dos 50 estados que fazem parte dos Estados Unidos, localizado na região norte–nordeste do país, sendo o maior produtor de carros e caminhões, além de ser o

Leia Mais »
logo aem site rodape 2

Um portal feito para leigos, entusiastas, curiosos, geeks, amantes de aviões, aeroportos e viagens.