
O nome dele é Solar Impulse, já em sua segunda versão. É movido a energia solar, possui a envergadura de um Airbus A-340 e o peso de um automóvel médio. Na última semana fez um voo de testes e nesta terça decolou para fazer o voo mais longo até agora: 16 horas.
Considerado o avião movido a energia solar mais avançado do mundo, decolou as 7 da manhã em Mountain View (lá onde fica a sede do Google) e é esperado que retorne por volta de 23:00hs.
O criador do avião e piloto é o suíço André Borschberg, que disse que o avião estará pronto para cruzar o país no dia 1º de Maio, se a meteorologia ajudar.
“Estamos aqui para inspirar,” Borschberg disse à rede de televisão NBC nesta terça, concluindo que espera que a ciência e a tecnologia (e a imaginação) despertem as novas gerações para o uso dos recursos naturais.
Para a viagem programada para atravessar os Estados Unidos em Maio, o Solar Impulse fará paradas em Phoenix, Dallas, Washington e New York, sendo que cada perna de voo durará entre 20 e 25 horas. O próximo passo será dar a volta completa ao mundo.
Pra quem quiser acompanhar o voo em tempo real e saber tudo sobre o projeto: http://www.solarimpulse.com/
E aqui um vídeo do meu colega Salvi, que fez o voo Zero-G comigo, fazendo um “walk around” no Solar Impulse.
[su_youtube url=”http://youtu.be/cd55vYG-iXw” width=”550″]