
Nesta terça-feira (29), um Airbus A320 da LATAM Colômbia precisou fazer um pouso de emergência no Aeroporto José Maria Cordova, nos arredores de Medellín, na Colômbia. Os pilotos perceberam uma falha no trem de pouso de nariz durante a decolagem. Portanto, decidiram sobrevoar a região para gastar combustível. Apesar das imagens impressionantes, mostrando faíscas saindo do trem de pouso, a aterrissagem foi segura e não houve feridos.
O Airbus A320, de matrícula CC-BAS, está na LATAM desde 2011. O avião realizava o voo LA 4292 entre as cidades de Medellín e Cartagena, na Colômbia. O voo estava previsto para sair às 10:48 da manhã, no entanto, devido a atrasos em trechos anteriores, decolou apenas às 14:29.
#InformaciónImportante | A las 15:12 de hoy martes 29 de marzo un avión A-320 de la empresa Latam con matrícula CC – BAS que cubría la ruta Medellín – Cartagena tuvo que regresar al aeropuerto @AeropuertoMDE y realizar un aterrizaje de emergencia. pic.twitter.com/oXte4HlVrg
— Aeronáutica Civil de Colombia (@AerocivilCol) March 29, 2022
Já durante a decolagem, os pilotos perceberam o problema e sobrevoaram a região por uma hora até voltarem ao aeroporto. O procedimento é comum e serve para queimar o combustível. Além de diminuir o perigo de explosão, isso permite que o avião pouse mais leve, diminuindo as chances de danos à estrutura.

Durante o pouso, é possível ver faíscas saindo do trem de pouso do nariz. Como dá para ver nas fotos divulgadas pela Aeronáutica Civil de Colombia, o trem está virado 90º e uma das rodas se soltou, enquanto a outra ficou muito desgastada. Por conta disso, o Aeroporto de Rionegro ficou fechado ontem durante todo o restante do dia. No entanto, de acordo com nota da autoridade de aviação da Colômbia, já retiraram o avião da pista e o aeroporto já funciona normalmente.
#medellin #rionegro #latam #aeropuerto #emergencia avion en emergencia en #rionegro #cerrado pic.twitter.com/5kodGsAjXr
— Camilo E Sanchez L (@kmisanchez) March 29, 2022
A LATAM emitiu nota, dizendo que todos os ocupantes se encontram bem. A companhia colabora com as autoridades para determinar a causa do incidente.
Agora, você quer saber mais sobre aviação? Então siga o Aviões e Músicas nas redes sociais!