Olá todo mundo.
Trago neste post uma notícia que rodou o mundo nesta semana, sobre uma modelo americana que teve a mão amputada em decorrência dos ferimentos de um acidente em solo.
Do UOL, com grifos meus:
A modelo Lauren Scruggs, 23 anos, sofreu graves ferimentos na mão esquerda e cortes profundos no rosto e no ombro ao encostar acidentalmente na hélice em movimento de uma aeronave. Ela foi submetida a uma cirurgia de emergência, mas os médicos tiveram de amputar sua mão esquerda.
A modelo, que escreve um blog de moda e edita uma revista online de estilo de vida no Texas, Estados Unidos, acidentou-se ao sair da aeronave na qual fazia um sobrevoo para ver as luzes de Natal.
(…)
O piloto ainda não teve sua identidade revelada, mas acredita-se que seja um amigo de Lauren, que comprou recentemente o monomotor, um 2011 Aviat Husky.
A Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos está investigando o acidente. A suspeita é que o piloto teria deixado o motor ligado desnecessariamente enquanto a jovem saía da aeronave para trocar de lugar com outro passageiro.
A modelo já teria tomado consciência do acidente por meio da irmã gêmea Brittany. A visão do olho direito não está comprometida, mas o olho esquerdo ainda está em processo de recuperação. Lauren ainda deverá ser submetida a uma nova cirurgia de reconstrução.
Pois bem, como vocês podem ver, era de noite, e a modelo provavelmente saiu do avião (O Aviat Husky é semelhante a um Piper Cub) e não viu a hélice ainda rodando. Atentem também à suposição grifada no penúltimo parágrafo, o piloto talvez quisesse economizar combustível e tempo com uma troca rápida de passageiros, um procedimento temerário do ponto de vista da segurança operacional (safety).
Independente do que realmente tenha acontecido, o fato é: aviação é uma atividade arriscada, e por isso temos tantas medidas de segurança, que tornam a atividade EXTREMAMENTE SEGURA. Porém, é papel de cada um prestar atenção e estar sempre vigilante, pois um descuido pode ser FATAL.
A modelo, uma jovem de apenas 23 anos, teve a mão amputada e corre risco de perder a visão no olho esquerdo devido às lesões. Por questão de centímetros, sobreviveu… fica o apelo a todos vocês, entusiastas e profissionais da área: ATENÇÃO, principalmente quando no pátio de aeronaves.
É sempre melhor fazer as atividades com calma, consciência e principalmente segurança, do que correr riscos desnecessariamente. E caso você esteja com alguma pessoa não acostumada ao seu ambiente, explique os procedimentos básicos de segurança da sua área, serão 5 minutos ou até menos que podem salvar a vida desta pessoa.
Lucio Daou