
Normalmente é necessário o uso de 3.000 a 4.000 litros de água para lavar uma aeronave ATR. Para reduzir significativamente esse consumo de água, as equipes de Operações da fabricante europeia e do Meio Ambiente trabalharam em conjunto para encontrar uma solução viável que permitisse a preservação desse recurso natural.
Duas soluções de limpeza sem água estavam disponíveis no mercado: uma à base de óleos essenciais biodegradáveis aplicados através de lenços de limpeza a seco reutilizáveis e outra combinando o uso de vapor e lenços.
Para a escolha da solução final, foram definidos três critérios de seleção: a natureza dos produtos químicos utilizados, a quantidade de resíduos gerados e a energia consumida, com uma classificação das propostas de acordo com seu impacto ambiental, sua eficiência técnica e o resultado final na aeronave. Após esta fase de análise e testes, a solução à base de óleos essenciais foi finalmente selecionada.
Além de economizar água drasticamente, agora são necessários de 30 a 40 litros de óleos essenciais utilizados para a lavagem da aeronave, essa solução economiza tempo, pois não exige a movimentação do ATR e permite que seja realizado o trabalho na aeronave durante as fases de limpeza.
A primeira entrega de uma aeronave lavada com este novo método ocorreu com sucesso para uma operadora japonesa.
Veja o vídeo da lavagem de um ATR em Saint-Martin com esta nova solução.

Com informações da assessoria de imprensa da ATR Aircraft