Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

As instruções de segurança mais legais que você vai ver!

A Air New Zealand chamou um elenco estelar para mergulhar na Terra Média, de O Senhor dos Anéis (Reprodução/YouTube)

Sendo comissário de voo, uma verdade inconveniente que posso dizer é a seguinte: infelizmente, pouca gente presta atenção nas instruções de segurança. Seja com os comissários fazendo a demonstração, seja no vídeo, as pessoas não costumam prestar atenção. Aí a gente cai naquela situação que eu comentei em outro texto, na qual as pessoas têm medo do que não devem num avião, mas não prestam atenção no que precisam. Enfim, para tentar resolver o problema, companhias aéreas apelam para vídeos de segurança curiosos. Vou fazer uma listinha aqui com alguns desses vídeos bem legais!

United Airlines com Star Wars

Em 2019, saía Star Wars – A Ascensão Skywalker. Na mesma época, a United lançava um Boeing 737 com a pintura que celebrava os filmes, com direito a X-Wings e Tie Fighters na aeronave. Por dentro, o avião era todo decorado com o tema de Star Wars, com assentos fazendo referência à Resistência e à Primeira Ordem. Mas as referências da United a Star Wars vão para além do avião. Em meados de 2019, a companhia fez um vídeo de instrução de segurança bem legal, com a temática de Star Wars.

Além de misturar comissários e pilotos com personagens de Star Wars, o vídeo ainda se passa em vários destinos do mundo para onde a United voa, incluindo São Paulo! E aí, você é fã de Star Wars como o Lito e eu somos? Então dá uma conferida nesse vídeo abaixo!

YouTube player

Air New Zealand mergulha em O Senhor dos Anéis

Outra obra da cultura pop que tem uma legião de fãs no mundo inteiro é O Senhor dos Anéis. A saga de livros escrita por J.R.R. Tolkein voltou ao mainstream a partir de 2001, quando Peter Jackson adaptou os livros a uma série de filmes. Além disso, ele ainda deu uma incrementada no turismo da Nova Zelândia, já que os filmes foram gravados naquele país. Portanto, nada mais natural do que a Air New Zealand, companhia de bandeira da Nova Zelândia, recorrer para o Senhor dos Anéis para fazer um vídeo épico!

No vídeo da Air New Zealand, dois fãs de O Senhor dos Anéis correm para pegar o voo a tempo. Então, no avião, já se surpreendem com Elijah Wood, ator que interpretou Frodo, sentado a seu lado. Além disso, quando as instruções de segurança começam, eles e nós mergulhamos na Terra Média. Enquanto o vídeo da United, Star Wars ficava mais nos cenários, no máximo, apareciam o R2-D2, C3PO e BB-8. Aqui, as instruções vão de verdade para a Terra Média, com direito a elfos como passageiros, orcs usando a máscara de oxigênio e até o Gandalf voando na Gwaihir, a Águia das Montanhas.

A Air New Zealand chamou o próprio Peter Jackson e o estúdio de efeitos especiais WETA Digital para fazer o vídeo. Esse é o estúdio de Peter Jackson responsável pelos efeitos dos filmes. Além de Elijah Wood, o vídeo ainda conta com a participação de Sylvester McCoy, que interpreta Radagast, auxiliar de Gandalf na trilogia O Hobbit. Além disso, até Peter Jackson faz uma pontinha!

YouTube player

Ah, a Air New Zealand tem outro vídeo de instruções de segurança, também inspirado em O Senhor dos Anéis. Ele não tem tantos efeitos especiais quanto o que a gente acabou de mostrar, mas ainda traz os personagens e elementos dos filmes e livros para dentro de um avião!

YouTube player

British Airways e celebridades britânicas

A British Airways pensou em um roteiro diferente para suas instruções de segurança. Então, a companhia simulou um teste de elenco, reunindo diversas celebridades britânicas para ver quem iria estrelar o próximo vídeo da companhia. O comediante Asim Chaudhry interpreta o diretor da nova instrução de segurança. Para o teste, estão nomes como Gordon Ramsey, o chef de Hell’s Kitchen. Além dele, atores e atrizes como Gillian Anderson, Thandiwe Newton (Crash, no Limite e Westworld), Chiwetel Ejiofor (12 Anos de Escravidão e Perdido em Marte), bem como Warwick Davis (Professor Flitwick em Harry Potter) e Sir Ian McKellen (Gandalf em O Senhor dos Anéis) aparecem nos testes. Além disso, como estamos falando de uma produção britânica, é claro que Rowan Atkinson, o eterno Mr Bean, tinha que aparecer também! Confira esse vídeo abaixo!

YouTube player

Delta Airlines cheia de memes e de piadas

Alguns dos meus vídeos favoritos são os que a Delta Air Lines lançou em meados de 2014, que usam e abusam de piadas, memes bem como humor nonsense. Por exemplo, um dos vídeos tem uma pegada que lembra muito o humor absurdo de filmes, como Apertem os Cintos, O Piloto Sumiu. Por exemplo, quando a comissária diz que alguns aparelhos eletrônicos não podem ser usados durante o voo, uma mulher guarda sua batedeira elétrica e continua batendo o pão, bolo, sei lá, na mão, com uma colher de pau. Ou, na parte que avisam que há wi-fi a bordo, o passageiro deixa de olhar pela janela para ver fotos de asa de avião e nuvens no Instagram. Tá, é mais engraçado você assistir do que eu contar!

YouTube player

Tem também outro vídeo que reúne memes da internet de meados de 2014 e 2015. Olha, se você tem seus 30, 30 e poucos tipo eu e esteve na internet naquela época, vai se lembrar de vários memes, como a Annoying Orange, Keyboard Cat e Harlem Shake. Além disso, tem referências a memes da internet ainda dos anos 90, como aquele bebê feito em computador dançando ao som de Oogachaka (só os velhos vão conhecer esse). E até memes mais “eternos”, como a Coca-Cola com Mentos bem como a marmota dramática apareceram.

YouTube player

Enfim, quer saber de mais histórias da aviação? Então nos siga no TwitterInstagramFacebook e TikTok.

+ do Blog Aviões e Músicas
logo aem site rodape 2

Um portal feito para leigos, entusiastas, curiosos, geeks, amantes de aviões, aeroportos e viagens.