Aparentemente, a Rússia utilizou o caça mais moderno de sua frota, o Sukhoi Su-57, em ataque realizado nesta semana na Ucrânia. Em vídeo divulgado pelas redes sociais mostram a silhueta do caça sobrevoando e atacando uma ponte sobre o rio Teterev, um dos afluentes do Dnieper, o principal da Ucrânia. A aeronave foi identificada por civis e militares, inclusive russos, sendo a primeira vez que um caça Sukhoi Su-57 participa de um combate.

O Sukhoi Su-57 é um caça de quinta geração que usa de tecnologia furtiva (ou stealth), para evitar detecção por radar, supercruzeiro – a capacidade de um avião voar a velocidades supersônicas sem usar o afterburner, que diminui sua autonomia e especialidade russa: super manobrabilidade, a capacidade de realizar manobras que derrubariam a maioria dos aviões, usando de empuxo vetorizado, a capacidade de direcionar a saída dos motores em outras direções.
Fora a Rússia, apenas China (J-20 e FC-31) e Estados Unidos (F-35 e F-22) possuem caças de quinta geração. O Su-57 voou pela primeira vez em 2010 e foi avistado voando pela Síria, mas nunca foi usado em combate oficialmente.
Pelas imagens no vídeo, não é possível descrever com detalhes de que forma o Sukhoi Su-57 estava atacando. A aeronave não parece portar ou lançar mísseis na cena, o que presume sua utilização como bombardeiro. A ponte, de nome Berdychiv, foi atingida, mas não há informações de que ela tenha sido completamente destruída.
O Ministério da Defesa da Rússia não anunciou de forma oficial se o Sukhoi Su-57 foi utilizado na Ucrânia. Em certa medida, a operação é de extremo risco, pois apenas três unidades do caça furtivo estão a serviço da Força Aérea Russa — até o fim do ano passado, apenas uma. Ao mesmo tempo, a possibilidade da Ucrânia derrubar uma dessas unidades representaria um baque político e moral para o país eurasiático, dado o fato da alta tecnologia embarcada na aeronave.
Dê sua opinião! Aparentemente a Rússia utilizou o caça Sukhoi Su-57 em ataque na Ucrânia.
Gostou desse texto?Então leia mais notícias do nosso site:
Ucrânia afirma ter abatido o caça Sukhoi Su-34
Rússia alerta que envio de caça para Ucrânia pode ser perigoso
Agora, confira o vídeo do canal com Lito Sousa:

Confira também, mais um vídeo do canal com Lito Sousa:

Sempre que quiser, veja mais vídeos no nosso canal no youtube!
Você leu toda a matéria? Então não deixe de acompanhar também nossas redes sociais!
- Facebook do AEM
- Instagram do AEM
- Twitter do AEM
- Tiktok do AEM


