
A Airbus está lançando sua própria operação aérea de carga para capitalizar a crescente demanda de frete e a capacidade de suas aeronaves Beluga de transporte de cargas superdimensionadas, disse a fabricante na terça-feira (25). Até 2024, o novo serviço Airbus Beluga Transport irá utilizar cinco dos widebody Beluga ST baseado no A300-600 para o transporte de itens grandes e pesados para indústrias, aeroespacial, energética e marítima, além de realizar missões militares e humanitárias.
O fabricante europeu de aeronaves utiliza os Belugas para transportar grandes seções de fuselagem entre suas várias fábricas. A Airbus, iniciou o processo de substituição da frota Beluga ST existente por seis modelos Beluga XL de maior capacidade.

No final de dezembro 2021, a Airbus Beluga Transport realizou seu primeiro fretamento, transportando um helicóptero de grande porte não especificado da fábrica da Airbus Helicopters em Marignane, no sul da França, para um cliente não revelado em Kobe, no Japão. A aeronave fez paradas para reabastecimento na capital polonesa Varsóvia, Novosibirsk, na Rússia, e Seul, na Coreia do Sul.
Os porões de carga de 39 metros de comprimento do Beluga podem levar itens de até 7 metros de largura e 6,70 metros de altura. O modelo ST tem capacidade de carga útil de 40 toneladas, enquanto o XL pode transportar 44 toneladas.
Philippe Sabo, chefe da unidade Air Oversize Cargo da Airbus Transport International, disse em uma coletiva de imprensa em 25 de janeiro que os Beluga ST estão apenas na metade de sua vida útil prevista, tendo completado 15.000 dos 30.000 ciclos de voo. A partir de 2023, a nova empresa de carga também poderá utilizar os Beluga XL.
“Agora estamos recebendo mais solicitações de transitarias e corretores de fretamento para fornecer uma solução de transporte superdimensionadas de diferentes locais”, disse o gerente de desenvolvimento de negócios Reza Fazlollah.
Esta semana, a Airbus revelou um novo hardware que, segundo ela, tornará as operações da Beluga mais econômicas. Eles incluem um palete multifuncional que pode ser ajustado em comprimento para corresponder às dimensões da carga útil em módulos de dois metros de comprimento. Agora também está posicionando novas plataformas de carregamento em vários aeroportos ao redor do mundo podendo enviar os Belugas com um novo carregador de bordo que pode ser usado para levantar cargas.
A Airbus designou as seguintes cidades como prováveis hubs para operações de frete aéreo superdimensionadas: Hong Kong, Pequim, Cingapura, Dubai, Doha, Baikonur, Bangui, Liège, Derby, Marselha, Montreal, Cincinnati, Cabo Canaveral, Cayenne, Los Angeles e Seattle . O Beluga pode operar em pistas de pelo menos 2.000 metros.
Com informações da assessoria de imprensa da Airbus.
Assista o vídeo em que o Lito mostra mais detalhes desta magnífica e exótica aeronave de carga;



