
A Airbus assinou um Memorando de Entendimento (MOU) com a Korean Air, Air Liquide Korea e o Aeroporto Internacional de Incheon (ICN) para explorar e desenvolver o uso de hidrogênio na descarbonização do setor de aviação na Coreia do Sul.
A colaboração também estudará o desenvolvimento de uma infraestrutura aeroportuária doméstica coreana para apoiar a implantação de aeronaves comerciais movidas a hidrogênio.
O governo sul-coreano implementou a meta de alcançar a neutralidade de carbono até 2050 e essa parceria reflete uma ambição compartilhada com a Airbus de impulsionar o surgimento de um setor de aviação inovador.
A parceria também se concentrará na realização de estudos visando definir e desenvolver a infraestrutura líquida necessária no ICN para preparar a chegada da primeira aeronave movida a hidrogênio.

Airbus, Korean Air, Air Liquide Korea e ICN irão alavancar seus conhecimentos para ajudar a definir as oportunidades potenciais que o hidrogênio oferece e apoiar a descarbonização do setor de aviação.
A Air Liquide trará sua ampla experiência no domínio de toda a cadeia de valor do hidrogênio (produção, liquefação, armazenamento e distribuição), em particular o fornecimento de hidrogênio líquido, enquanto a Korean Air fornecerá experiência em operações de aeronaves terrestres e gerenciamento e operações de aviação.
A Airbus fornecerá características de operações terrestres de aeronaves movidas a hidrogênio, bem como características de aeronaves e uso de energia da frota.
Finalmente, a Incheon International Airport Corporation fornecerá uma perspectiva do plano de desenvolvimento do aeroporto, juntamente com as características do tráfego aéreo e distribuição entre os terminais.
“Nos próximos anos, o ecossistema aeroespacial coreano terá que se adaptar a novos combustíveis e novos canais de distribuição. A Airbus e seus parceiros precisam ser coordenados para garantir que estaremos prontos”, disse Anand Stanley, presidente da Airbus Ásia-Pacífico, em comunicado.
“Juntos, preparamos um roteiro para primeiro desenvolver os usos de hidrogênio no aeroporto de Incheon e nos arredores e, em seguida, construir cenários para apoiar a implantação de ecossistemas de hidrogênio conectados a outros aeroportos coreanos”.
Com informações da assessoria de imprensa da Airbus