
Um avião voa a 900 km/h e a 10 mil metros de altitude. Se aqui embaixo tem um monte de lugar que o celular não conecta na internet direito, como um avião consegue voar e ficar conectado? A gente foi lá na Azultec, em Campinas, para entender isso!
A primeira coisa que você precisa saber: o avião não vem com wi-fi instalado de fábrica. Por mais que as companhias o comprem já com várias configurações de assentos e outros recursos, a companhia compra o sistema de wi-fi separadamente. Então o avião precisa ir ao hangar de manutenção onde os mecânicos instalam os equipamentos.
E de onde vem o sinal de wi-fi que você usa? De satélites geoestacionários. Esses satélites orbitam a Terra em uma velocidade específica na qual eles sempre estão em cima de um ponto específico do planeta. Portanto, com uma rede desses satélites trocando informações, o avião recebe o sinal de internet em qualquer lugar. Não importa se está sobrevoando São Paulo, a Amazônia, os Andes ou o mar, os satélites cobrem o mundo inteiro. Mas o que acontece entre o avião receber o sinal e você ler essa matéria a bordo? Confira no vídeo abaixo!

Enfim, quer mais curiosidades da aviação? Então nos siga no Twitter, Instagram, Facebook e TikTok.