Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Aerolito – Como funcionam os sites de rastreamento de aviões?

como funcionam os sistemas de rastreamento de aviões?
Como funcionam os sites de rastreamento de aeronaves? É sobre isso que o Lito conversa no Aerolito de hoje!

Você que adora usar o Radarbox, Flight Aware ou Flightradar24, já parou para pensar como esses sistemas de rastreamento funcionam? Como que o site sabe que avião é aquele, de onde vem, para onde vai, a qual velocidade e altitude? É sobre isso que o Lito conversa no vídeo de hoje, explicando como essas ferramentas de dizem que avião você está vendo no céu e na sua telinha.

Na maioria dos voos, os sites utilizam a tecnologia ADS-B, ou Automatic dependent surveillance-broadcast. Nela, aviões recebem sinais de GPS. Então, eles juntam os sinais de GPS com outros dados que os pilotos inseriram, como número do voo, origem, destino e tudo mais. Aí, eles emitem esses sinais para outros aviões e antenas de recepção que estejam na região. Ao redor do mundo, há milhares de antenas de ADS-B que recebem esses sinais e enviam para os servidores dos sites na internet. E os servidores interpretam essas informações e colocam os aviões na tela do seu dispositivo ou computador.

Mas não é só isso. Ainda existem outras técnicas para detectar aviões. Que técnicas são essas? Aí é só assistindo ao vídeo abaixo para você saber!

YouTube player

Enfim, quer saber de mais histórias da aviação? Então nos siga no TwitterInstagramFacebook e TikTok.

+ do Blog Aviões e Músicas
logo aem site rodape 2

Um portal feito para leigos, entusiastas, curiosos, geeks, amantes de aviões, aeroportos e viagens.