
Na aviação, a gente costuma dizer que aviões aposentados viram panela de pressão. Na verdade, isso é uma piada. Quando um avião para de voar, as peças que ainda estão boas vão para outros aviões. Já o valioso alumínio, aí não tem jeito, vai para a reciclagem. Isso quando não vira, por exemplo, chaveiro. No entanto, alguns aviões mais sortudos ainda têm uma sobrevida. No Aerolito de hoje, a gente vai contar a história de alguns aviões que pararam de voar e viraram atrações.
Por exemplo, em Brasília, o restaurante The Plane Experience revive todo luxo e glamour da Pan American nos dias de hoje. O restaurante funciona dentro de um antigo Fokker 100 que sofreu um pouso de emergência em Brasília, quando voava pela Avianca Brasil. Apesar de os ocupantes terem sofrido ferimentos leves, o avião nunca mais voou. Depois de passar anos num hangar do aeroporto, foi comprado por um pastor e chef de cozinha, que o transformou em restaurante.
Além deste restaurante, a gente fala no vídeo sobre aviões aposentados que viraram hotéis, museus e bares. Tem avião no Brasil, Suécia, Costa Rica, entre outros países. E aí, despertou a curiosidade? Então confira no vídeo abaixo!

Enfim, quer saber de mais novidades da aviação? Então nos siga no Twitter, Instagram, Facebook e TikTok.


