Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Acidente com um Airbus A320 da PIA (Pakistan International Airlines)

Um Airbus A320 da PIA Pakistan International Airlines, de matrícula AP-BLD se acidentou hoje fazendo o voo PK-8303 de Lahore para Karachi, capital do Paquistão. De acordo com informaçÕes iniciais (sempre problemáticas logo após acidentes, especialmente em lugares como o Paquistão), havia 90 passageiros e 8 tripulantes a bordo. O site AV Herald informa que a aproximação para Karachi foi abortada por problemas no trem de pouso, os pilotos fizeram uma arremetida e durante a segunda aproximação a tripulação decretou MayDay reportando que haviam perdido os dois motores.
A torre liberou a aproximação para qualquer pista, mas a aeronave perdeu altura e impactou uma área residencial.
Até este momento (09:08AM – 12:00 GMT), não há informação de sobreviventes.
Os sites de rastreio de voo FlightRadar24 e Flight Aware não possuem dados sobre este voo, indicando falta de sinal de cobertura (menos provável) ou falta de funcionamento normal do ADS-B por parte da aeronave.

Já há videos postados no Youtube dos momentos seguintes ao acidente e pelo estado dos destroços é improvável que haja sobreviventes.

Investigações sobre acidentes aéreos devem sempre partir de uma cabeça aberta e sem julgamentos iniciais. Claro que todos sabem que a PIA fez parte da lista negra da União Européia, que os procedimentos de manutenção e treinamento dos pilotos são falhos e outras questões detrimentais, no entanto, se não houver uma visão limpa sobre o acidente, perde-se a capacidade de aprender algo novo que pode evitar outros no futuro.

Este post será atualizado conforme novas informações surgirem.

Update: O portal Terra reporta que é possível haver sobreviventes, embora não esteja claro se no avião ou nas casas (Matéria do portal Terra)

Update 2: Foto de spotter mostra o avião antes do acidente. É possível perceber grandes manchas negras sob os dois motores e a RAT baixada. Apesar da qualidade baixa da resolução, devido à distância do fotógrafo, é possível ver que os cowlings (capotas dos motores), estão com uma estranha deformação na parte inferior, além do grande vazamento de óleo. A RAT baixada indica uma falha dos dois motores em voo. Algo ocorreu entre a primeira aproximação para Karachi e a posterior arremetida. Clique a foto para ampliar.

Update 3: Dois passageiros sobreviveram à tragédia. Um membro da autoridade civil de aviação informou que a aeronave fez duas tentativas de pouso. Na primeira tentativa, os trens de pouso não estavam baixados e a pista mostra sinais de contato – o que explicaria os sinais vistos nos motores nas fotos do spotter. A tripulação não mencionou nenhum problema com os trens em contatos com a torre. Abaixo o vídeo da inspeção na pista 25 do aeroporto.

+ do Blog Aviões e Músicas

Voando com o Lito pelo Nordeste

O Michigan é um dos 50 estados que fazem parte dos Estados Unidos, localizado na região norte–nordeste do país, sendo o maior produtor de carros e caminhões, além de ser o

Leia Mais »
logo aem site rodape 2

Um portal feito para leigos, entusiastas, curiosos, geeks, amantes de aviões, aeroportos e viagens.