Categorias:

Abastecimento Em Voo (REVO)

Imagem do avatar de
Publicado por Equipe AeM

Lito, uma pergunta. Como é feito o abastecimento de um avião em voo?

A resposta para a pergunta de hoje é muito fácil. Como abastecer um avião em voo? Você pega uma estrada bem comprida e vai correndo nela com um caminhão de gasolina, aí é só voar com o avião na mesma velocidade ao lado do caminhão e subir a mangueira até o bocal de abastecimento com uma corda e encher o tanque.

Ah vá! Tá achando que é trollagem? Não acredita? Dá uma olhadinha então no Episódio 153 –

Mas deixando de lado a ideia desses dois rapazes, o reabastecimento em voo é uma das missões mais importantes da aviação militar e também uma das mais perigosas. E levando em conta que as fases mais críticas do consumo de combustível de um avião são a decolagem e a subida, o reabastecimento em voo aumenta em muito o alcance da aeronave depois de abastecida.

O abastecimento em voo começou nos primeiros tempos da aviação quando aviadores levavam recipientes com combustível e jogavam nos tanques para aumentar o alcance. Não precisava ser nenhum gênio para saber que um tanque maior resolveria o problema, uma vez que o peso do combustível já estava a bordo, mas alguns tiveram uma genialidade ainda maior levando os recipientes e passando para outros aviões em voo andando sobre as asas.

Em 1923 testaram um método que fazia mais sentido com dois aviões voando em formação e o de cima baixando uma mangueira que era ligada no bocal de abastecimento do que voava abaixo e a transferência era feita por gravidade.

Tudo com muita segurança, só que não, agora dá um play e vem conhecer mais sobre como é feito o abastecimento de um avião em voo?