
A Embraer anunciou hoje uma parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) para a criação de um Programa de Especialização em Software, uma área profissional de ampla ascensão no Brasil e no mundo. A iniciativa tem o objetivo de acelerar a formação de especialistas para atuação no setor aeroespacial.
O programa será voltado para profissionais de computação, engenharia e áreas afins de todo o País, recém-formados ou com alguma experiência, e que se interessem pelo título de pós-graduação da universidade e pela oportunidade de trabalhar na Embraer com desenvolvimento de sistemas inteligentes.
Dividido em três módulos, a estrutura do programa terá aulas à distância nas disciplinas teóricas e presencialmente nas unidades da Embraer para o desenvolvimento do projeto final. A grade curricular terá duração de nove meses e os candidatos poderão optar pela especialização em “software embarcado” ou “tecnologias digitais” no ato da inscrição.

“A velocidade das transformações digitais e a demanda global por profissionais de tecnologia destacam a necessidade estratégica de desenvolver programas educacionais ágeis para a atração e qualificação de talentos que queiram aliar desenvolvimento pessoal e oportunidade de carreira em um ambiente desafiador como a Embraer oferece”, disse Carlos Alberto Griner, Vice-Presidente de Pessoas, ESG e Comunicação da Embraer. “Estamos muito animados em ter a UFPE como parceira neste programa que vai acelerar a disponibilidade de especialistas de tecnologia para a indústria, contribuir para a construção da Embraer do futuro e gerar benefícios para a sociedade como um todo”.
Além de toda tradição e qualidade reconhecida em ensino superior e pesquisa científica, a proximidade da UFPE com o Porto Digital, um polo de inovação de excelência localizado no Recife com atuação nas áreas de tecnologia da informação e comunicação e economia criativa, contribuiu para a formação da parceria que amplia a atuação da Embraer no ecossistema de inovação nacional.
“Para o Centro de Informática da UFPE é estratégico fazer parte de iniciativas de aceleração e escala de formação em tecnologias digitais de pessoas altamente qualificadas para o mercado, e esta da Embraer é particularmente importante. Será um diferencial para estes profissionais terem uma experiência presencial nas unidades da Embraer, aplicando o conhecimento em software embarcado e ciência de dados adquirido nas aulas com os professores especializados do CIn.”, disse Veronica Teichrieb, Coordenadora de Cooperação e Inovação do Centro de Informática-UFPE.
Com informações da assessoria de imprensa da Embraer.