Os oficiais da Força Aérea Americana estão investigando o que aconteceu para um C-17 Globemaster III que seguia para MacDill Air Force Base ter pousado por engano no pequeno aeroporto Peter O. Knight na Florida na última Sexta Feira dia 23 de Julho.
Capturei uma foto do Google Earth para mostrar a diferença de tamanho entre as duas pistas:

Felizmente não houve danos na pista nem na aeronave. O pequeno aeroporto serve somente monomotores particulares e alguns helicópteros, imaginem o susto de quem viu a cena do pouso. Quem quiser ver de perto o C-17, fiz um walkaround nele este mês.
Obviamente não é a primeira vez que isso acontece, e há o famoso caso do DC-8 no Vietnan, entre outros acontecimentos, inclusive aqui no Brasil, como o Azul que pousou em pista errada ano passado.
O C-17 era tão grande pra essa pista, que parou a menos de 3 metros do final dela, e teve que usar reversores para fazer a volta já que não havia como manobrar em pista tão estreita. A pista principal de MacDill, onde o C-17 deveria ter pousado tem quase 3.500 metros de comprimento por 46 de largura, enquanto o pequeno Peter O. Knight tem apenas 1.000 metros de comprimento e 30 de largura.
O piloto que filmou o pouso disse ter ficado aterrorizado pensando que o Globemaster não conseguiria parar a tempo e avançaria para a água.
No final, o C-17 mostrou do que é capaz e conseguiu decolar para o destino certo.


