Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Barulho de motor a jato

Uns aficionados gostam do barulho, outros gostam do cheiro do querosene queimado, mas uma coisa é certa: Quem mora nos arredores dos aeroportos são obrigados a conviver (sem protetor auricular) com o barulho constante dos aviões (independente de quem chegou primeiro ao local). Pois bem, enquanto engenheiros se debruçam para descobrir meios de reduzir o consumo de combustível, um pesquisador na universidade da California (Irvine) chegou a uma idéia de como reduzir o ruído dos motores a jato. Dimitri Papamoschou diz que o ruído principal do motor é causado pela turbulência que o ar saindo rapidamente do motor causa ao ser expelido. De acordo com ele, isso pode ser reduzido pelo direcionamento do barulho para cima através da separação do ar em dois canais de diferentes velocidades. De acordo com os estudos, o ruído pode ser diminuído em até 6 decibeis!!! Isso é muita coisa, se considerarmos que a cada corte de 3 decibeis o som perde metade de sua pressão.
A idéia do cara parece muito interessante, mas por experiência eu percebo que o ruído maior de um JT8 é na entrada de ar (sucção). Quem já ficou de frente a um 737-200 com motor JT8 percebe como o ruído é irritante, no entanto, quando ele está se afastando durante o taxi quase não se houve ruído…
Para os turbofans de high bypass ratio, aí a coisa fica mais equilibrada em relação ao ruído na entrada e na saída.
Queria saber o que a Rolls Royce fez no motor do A380, que é enorme e extremamente silencioso.

+ do Blog Aviões e Músicas

Voando com o Lito pelo Nordeste

O Michigan é um dos 50 estados que fazem parte dos Estados Unidos, localizado na região norte–nordeste do país, sendo o maior produtor de carros e caminhões, além de ser o

Leia Mais »
logo aem site rodape 2

Um portal feito para leigos, entusiastas, curiosos, geeks, amantes de aviões, aeroportos e viagens.