
No último sábado, aconteceu a sexta edição do Spotter Day BSB. 150 spotters de todo o Brasil foram à capital federal para participar do evento. Além de marcar a volta dos Spotter Days, o evento desse ano ainda foi especial por marcar os dez anos da Inframérica na administração do Aeroporto de Brasília. Além disso, o Spotter Day BSB 2022 celebrou os dez anos da Associação Brasileira de Empresas Aéreas, Abear. E nós fomos conferir como foi!
Conforme combinado, os spotters chegaram bem cedo. A partir das 5h15 da manhã, começou a distribuição dos crachás, bem como dos protetores auriculares para os fotógrafos. Como o evento aconteceu dentro do sítio aeroportuário, para circular por ali, era preciso ser credenciado para circular pelo local. Além disso, os protetores auriculares iriam nos proteger dos maravilhosos, porém altos ruídos dos motores das aeronaves. Bem, devidamente credenciados e protegidos, entramos nos ônibus e fomos ao “cercadinho”.
Eu vim correndo à frente do sol…

Você deve estar se perguntando, “ué, a partir das 5h15 da manhã?”. Sim. O evento aconteceu entre 5h30 e 11 horas da manhã. Pegamos o nascer do sol em um ponto muito privilegiado. A organização do evento demarcou um espaço amplo, próximo à taxiway U para a gente fotografar a movimentação das aeronaves. Essa taxiway liga os terminais de passageiros à cabeceira da pista 11R, bastante movimentada pela manhã, recebendo diversos voos que partem e chegam, especialmente de capitais mais ao sul de Brasília.
Ali, estávamos a cerca de 100 metros da taxiway bem como a cerca de 300 metros da pista. Assim, os Airbus A319, A320 e A320, bem como os Boeing 737 e os Embraer E190, E195 e E2 passavam bem perto da gente. E se engana quem acha que só avião comercial passou por ali. Um Cessna Citation XLS+ privado e um Embraer ERJ-145 da Polícia Federal ainda brindaram os spotters com suas decolagens. Para quem é fã de aviação, não tem nada melhor do que sentir aquela energia toda além o ruído dos motores (mesmo com a proteção dos EPIs).

Como o pessoal da organização nos alertou em um briefing na noite anterior, estávamos em um gramado, sem proteção contra o sol e longe dos banheiros. Portanto, era recomendável que ficássemos de boné e usássemos filtro solar (abraço, Pedro Bial!). Para evitar que embalagens parassem na pista e pudessem ser aspiradas pelos motores dos aviões, a gente só poderia comer dentro do ônibus. Mas, água estava liberada. A própria organização levou muita água para que a gente pudesse matar a sede. E se desse vontade de ir ao banheiro? De tempos em tempos, saíam ônibus para uma área de apoio ali perto, onde a gente poderia se aliviar. Pois é, a organização pensou em tudo!
Parte 2: quartel dos bombeiros

Por volta das 11 da manhã, a primeira parte do evento terminou. Com a diminuição do movimento das aeronaves, entramos no ônibus e… fomos embora? Não! Partimos para a segunda parte do Spotter Day BSB. Do gramado, fomos conhecer o quartel dos bombeiros que atendem ao aeródromo. Dessa forma, eles fizeram uma demonstração ao público presente de como se preparam e partem rapidamente para qualquer tipo de emergência que aconteça no aeroporto. Além disso, ainda fizeram uma demonstração de resgate e combate às chamas na frente de todos. Obviamente, não havia chamas ali, mas pudemos ver as técnicas dos bombeiros não só a pé, mas também com os caminhões de combate a incêndio.
Aliás, dá uma olhadinha no vídeo aqui embaixo como é o treinamento dos bombeiros do aeroporto.

Aliás, depois da demonstração, eles ainda conversaram com o público e deixaram os spotters verem os caminhões bem de perto e até de dentro! Enquanto isso, no interior do quartel, a organização do evento preparou um café da manhã para os spotters, com salgados, bolos, doces e bebidas. De novo, o pessoal da Inframérica, da Abear e os demais organizadores estão de parabéns! Descansados, de barriga cheia, aí chegou a hora de devolver as credenciais e entrar no ônibus. Fim da segunda parte do Spotter Day. Mas o evento ainda não tinha terminado.

Aos sortudos, ainda mais presentes!
E chegamos à terceira parte do Spotter Day BSB 2022. Essa terceira parte aconteceu na Praça Pick Up, espaço do aeroporto onde os passageiros pedem Uber, 99 e afins para casa. É uma praça bem lega, coberta e com lojinhas e restaurantes bem entre a entrada do aeroporto e os estacionamentos. Como falei, o evento foi organizado pela Inframérica, Abear e contou com o apoio de diversas lojas e restaurantes não só do aeroporto, mas também de Brasília. Até a Embraer apoiou o evento e fez uma surpresa para os spotters no final.
Os apoiadores sortearam brindes para os spotters que participaram do evento! Sortudos ganharam descontos da Chilli Beans, kits da Dunkin Donuts, um jantar espetacular no The Plane Experience (em breve, vou falar sobre esse restaurante aqui no blog). E a Embraer sorteou dez miniaturas do E2 para os spotters! Pois é, dez sorturdos levaram um Embraer E2 para casa. Infelizmente (pra mim), este que vos escreve não ganhou uma miniatura do E2.
Além dos sorteios, ainda vão acontecer concursos de fotografia. A Abear vai premiar o autor da melhor foto com uma passagem com acompanhante para qualquer lugar do Brasil. Em outro concurso, a Embraer vai dar ao autor da melhor foto uma miniatura muito exclusiva. Essa miniatura, só os compradores dos jatos da Embraer recebem.
Aviões, músicas e um gostinho de quero mais!

Depois dos aviões, vieram as músicas. Já que estávamos na capital nacional do rock, nada melhor do que um show para fechar a sexta edição do Spotter Day BSB. A banda Distintos Filhos se apresentou ali na praça, relembrando sucessos de grandes bandas de Brasília, como Legião Urbana, Capital Inicial entre outras. E assim foi o Spotter Day BSB 2022. Com aquele gostinho de quero mais!
Em breve, a Inframérica vai organizar o Spotter Kids, para crianças de 7 a 13 anos poderem fazer os seus primeiros registros! Então, assim que tivermos mais informações, vamos avisar aqui no blog!
Enfim, quer saber de mais novidades da aviação? Então nos siga no Twitter, Instagram, Facebook e Tiktok.


