
Você já parou para pensar em quanto combustível um avião gasta quando está decolando? Em alguns casos, entre o avião dar potência nos motores para decolar e chegar na altitude de cruzeiro, ele queima 1/4 de todo combustível da viagem. Esse é o tema do Aerolito de hoje!
Na verdade, não é fácil definir quanto combustível o avião gasta durante a decolagem. Primeiro, porque nem os pilotos prestam atenção nisso. Segundo, porque a própria definição de decolagem é complicada. Oficialmente, vai só do momento que os pilotos dão potência máxima até o recolhimento dos flaps e trens de pouso. O que leva poucos minutos. Portanto, a gente considerou desde a corrida até o avião atingir a altitude de cruzeiro.
E nessa hora é a fase de maior consumo. Além de os motores estarem fazendo força para dezenas ou centenas de toneladas saírem do chão, ainda há maior densidade do ar. Além disso, o avião está com os flaps estendidos, o que aumenta a resistência do ar. Ainda há a questão da densidade do ar, bem como do peso da aeronave. Isso dificulta uma resposta exata, portanto, a gente conversou com um piloto e fizemos uma média de queima de combustível de alguns modelos de avião. Por exemplo, os Airbus A320 e o Boeings 737, 777 e 747. E aí, quer saber quanto combustível um avião queima na decolagem? Confira no vídeo abaixo!

Enfim, quer saber de mais novidades da aviação? Então nos siga no Twitter, Instagram, Facebook e TikTok.


