Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

#Sextou! Cities Skylines – Airports DLC

Na DLC mais recente, o Cities Skylines deixa você construir o aeroporto que quiser! (Divulgação/Colossal Order)

Desde 1997, quando joguei pela primeira vez o SimCity 2000, eu sou apaixonado por jogos de construção de cidades. Já dediquei mais de 2/3 da minha vida a construir cidades nos SimCity 2000, SimCity 3000, SimCity 4, SimCity Sociedades bem como no Cities XL. Então, em 2016, vi um gameplay do Cities Skylines no qual o jogador construía um aeroporto do jeito que ele queria. Fiquei maluco pelo jogo! Instalei e… a decepção. Aliás, amo Cities Skylines, mas eu não podia construir os aeroportos do jeito que eu queria. Mas, meus problemas acabaram no início deste ano, quando saiu a DLC Airports! Agora eu posso fazer o aeroporto que eu quiser!

YouTube player

Como falei, o Cities Skylines sempre deixou a gente construir aeroporto. Porém, eram aeroportos já prontos, com o formato que o jogo trazia. E era um negócio bem incompleto. Por exemplo, o aeroporto doméstico não tinha nem torre de controle. Era só o terminal, o pátio e uma pista. Na DLC Sunset Harbor veio o aeroporto metropolitano, com mais cara de aeroporto, mas sofria do mesmo problema dos outros, ele já estava pronto. Você só precisava escolher em que local do mapa ele deveria estar. Aí, a gente tinha que se virar, encaixando os terminais pra parecer levemente um aeroporto real.

A gente tentava se virar com os aeroportos que o Cities Skylines e suas DLCs nos entregavam. Mas ainda não era o que eu queria (Reprodução/Cities Skylines)

Aeroportos modulares

Então, no fim de 2021, a Colossal Order (desenvolvedora finlandesa do Cities Skylines) ouviu as minhas preces. Claro, não me ouviram diretamente – apesar de eles serem bem acessíveis e conversarem com a gente no Twitter – mas anunciaram a DLC dos meus sonhos: Airports! Finalmente, eu poderia fazer o que vi lá naquele vídeo de gameplay de 2016 e construir o meu aeroporto. Com terminais, pistas, pátios, hangares e tudo mais onde eu quisesse! Além disso, eu poderia ter a minha companhia aérea e construir um museu de aviação na cidade! Aí sim!

Agora, você constroi o aeroporto do jeito e do tamanho que quiser. Só toma cuidado para não se empolgar demais e ocupar 1/4 do mapa com o aeroporto (reprodução/Cities Skylines)

Assim como as indústrias e universidades das outras DLCs, o seu aeroporto começa bem básico, só recebendo voos regionais. A medida que você coloca mais itens atrativos, como hangares, salas vip e torre de controle, seu aeroporto vai crescendo e você desbloqueia novas construções. Aí desbloqueia pátios médios, hangares maiores… Tudo isso para ganhar mais dinheiro. No tamanho máximo, você desbloqueia a sede da companhia aérea, que você pode escolher nome, cores, pinturas e ganhar ainda mais dinheiro.

Sede da OCT Linhas Aéreas próxima ao Aeroporto Internacional do Geoburgo (Reprodução/Cities Skylines)

É perfeito? Não é. Como o Cities Skylines não encaixa as construções no mapa em grid, tipo os SimCity antigos ou The Sims, é meio chatinho planejar o espaço que você tem que deixar entre a pista, as taxiways, o pátio e os terminais. Além disso, as pistas não podem se cruzar e as taxiways saem só de perto das cabeceiras. Não dá para colocar taxiways no meio da pista, como em aeroportos reais. Mas dá pra fazer umas gambiarras pra resolver essas questões!

Novos aviões!

Adeus, aviões genéricos! Olá McDonnell Douglas MD-11 e Airbus A340! (Reprodução/Cities Skylines)

Outra novidade legal da DLC é que finalmente variaram os aviões que pousam nos aeroportos. Lá em 1999, o SimCity 3000 já trazia vários aviões diferentes pousando no seu aeroporto, inclusive alguns clássicos como o Ford Trimotor e o Douglas DC-3. Da mesma forma, em 2012, Cities XL tinha Airbus A318, ATR-42, Boeing 777.

Já o Cities Skylines tinha só um Airbus A380 genérico pousando em todos os aeroportos, seja regional, seja internacional. Claro, pra um jogo tão complexo de construção de cidades, isso era só um detalhe. E, se você jogava no computador, podia baixar mods de outros modelos de avião. Mas eu, que jogo geralmente no PlayStation 4 e sou louco por aviação, me incomodava um pouco. Agora, são vários modelos de avião. Tem um genérico, meio Airbus A320, meio Embraer E195. Tem DC-9, uma espécie de CRJ-900, Boeing 767, Boeing 747, Airbus A340… A DLC Industries tinha aviões cargueiros, só o Antonov AN-124. Agora, tem MD-11, Boeing 747 cargueiro, além do Antonov. É bem mais completo!

Aeroportos reais

Como você pode construir o aeroporto do jeito que quiser, dá para replicar no jogo aeroportos reais. Quer ver um exemplo? O primeiro aeroporto que construí no novo Cities Skylines foi o Aeroporto de Confins, aqui perto de casa (e onde trabalhei por quase dois anos). Quanto mais tempo e paciência você tiver, mais perfeito vai ficar o seu aeroporto! Inclusive, no YouTube, é comum achar vídeos de jogadores do mundo inteiro que reproduziram no jogo aeroportos reais. É incrível!

Enfim, se você curte construção de cidades e desenhar aeroportos, Cities Skylines é o seu jogo. Com a DLC Airports, a brincadeira ainda fica mais legal! Essa é a dica do #Sextou de hoje!

Os aeroportos ainda têm arquiteturas diferentes, nas quais você pode criar uma narrativa. Por exemplo, aqui, a gente vê o terminal mais antigo do Aeroporto Internacional Thereza di Marzo em primeiro plano. Então, o aeroporto passou por expansões, com terminais mais modernos (Reprodução/Cities Skylines)

Enfim, quer saber mais novidades da aviação? Então nos siga no TwitterInstagramFacebook e TikTok

+ do Blog Aviões e Músicas

Voando com o Lito pelo Nordeste

O Michigan é um dos 50 estados que fazem parte dos Estados Unidos, localizado na região norte–nordeste do país, sendo o maior produtor de carros e caminhões, além de ser o

Leia Mais »
logo aem site rodape 2

Um portal feito para leigos, entusiastas, curiosos, geeks, amantes de aviões, aeroportos e viagens.