Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Infraero conclui obras do EMAS em Congonhas

O EMAS funciona como a caixa de brita da Fórmula 1, parando aviões que escapem da pista (Divulgação/Infraero)

Depois de um ano de obras, o governo concluiu as obras do sistema EMAS do Aeroporto de Congonhas. O EMAS funciona como a caixa de brita em pistas de corrida, que prendem os carros antes que batam no muro. As obras começaram em maio de 2021 e em março deste ano, a cabeceira 17R recebeu a área de escape. Agora, terminaram as obras da cabeceira 35L.

O EMAS foi parte da solução para a falta de área de escape do Aeroporto de Congonhas. Antes da implantação do sistema, a Infraero já havia reduzido a área operacional da pista 17R/35L de 1.940 m para 1.790 m para decolagens e 1.660 m para pouso. Agora, além da redução, a pista conta com o EMAS nas duas cabeceiras.

O que significa EMAS?

O Aeroporto de Congonhas é o primeiro da América Latina a receber o sistema EMAS
O Aeroporto de Congonhas é o primeiro da América Latina a receber a tecnologia EMAS. (Divulgação/Infraero)

EMAS é a sigla para Engineered Material Arresting System. Se um avião escapar da pista, ele deforma blocos de concreto nessa área, e acaba “atolando” ali. Medindo 72 metros de comprimento e 47,4 metros de largura, o EMAS é grande o suficiente para desacelerar os maiores aviões que operam em Congonhas, como os Boeing 737-800 e Airbus A320. As obras duraram um pouco mais de um ano e custaram cerca de 122 milhões de reais.

A tecnologia já é comum em aeroportos da América do Norte, bem como da Ásia e Europa. No entanto, o Aeroporto de Congonhas é o primeiro da América do Sul a recebê-la. Além disso, existem estudos para a instalação do EMAS no Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, como você pode ver no vídeo abaixo.

YouTube player

Enfim, quer saber de mais novidades da aviação? Então nos siga no TwitterInstagramFacebook e TikTok.

+ do Blog Aviões e Músicas

Voando com o Lito pelo Nordeste

O Michigan é um dos 50 estados que fazem parte dos Estados Unidos, localizado na região norte–nordeste do país, sendo o maior produtor de carros e caminhões, além de ser o

Leia Mais »
logo aem site rodape 2

Um portal feito para leigos, entusiastas, curiosos, geeks, amantes de aviões, aeroportos e viagens.