
O plástico é um dos maiores vilões da poluição mundial. Quando não recebe o tratamento devido, acaba indo para os mares, onde a fauna o come e acaba morrendo engasgada ou sufocada. Apesar de a aviação ter uma boa gestão de resíduos, a LATAM quer eliminar dos voos todo plástico de uso único até 2023.
Plástico de uso único, como o nome diz, é aquele que os passageiros e tripulantes usam só uma vez antes de jogar fora. Por exemplo, embalagens de alimentos, copos e talheres. No caso da LATAM, o esforço para eliminar esses resíduos já começou. Desde 1º de junho, as bolsas dos kits da Premium Business são reutilizáveis. Além disso, o plástico deu lugar ao bambu nas escovas de dentes e ao papel kraft nas embalagens.
Já na classe Economy, os talheres, copos e pratos vão ser trocados por materiais recicláveis ou reutilizáveis. Dessa forma, a LATAM espera eliminar mil toneladas de plásticos de uso único, o que é equivalente a 36 mil garrafas pet de 500 ml. Em diversos países, a tripulação da LATAM já separa resíduos de metal e plástico para a reciclagem. Além disso, a companhia tem um projeto de reaproveitamento de uniformes em toda América do Sul.

Operação cargueira mais sustentável
As mudanças se estendem também à LATAM Cargo. Mesmo sem transportar passageiros em seus aviões, a empresa quer diminuir o uso de plástico nas operações. Por isso, deve começar a embalar as bagagens com mantas reutilizáveis ou capas impermeáveis.
Até 2027, a LATAM espera gerar zero resíduos para aterros sanitários. Além disso, esperam compensar 50% das emissões até 2030 e ser carbono neutro até 2050.
Enfim, quer das novidades da aviação? Então nos siga no Twitter, Instagram, Facebook e TikTok.