
E aí, você viu Top Gun: Maverick? Aposto que gostou do filme! Pois bem, uma das coisas mais impressionantes no longa foram as cenas gravadas dentro de caças F/A-18E Super Hornets. Mas, quanto custou o aluguel dos aviões? Nada menos do que 11 mil dólares por hora!
Essa não é a primeira vez que a produção aluga caças reais para gravar as cenas. Em Top Gun, de 1986, a produção do filme gravou as cenas de combate usando aviões da Marinha dos Estados Unidos. Naquela época, as cenas contavam com os Grumman F-14 Tomcat, Northrop F-5E Tiger II (se passando pelo MIG 28) e Douglas A-4 Skywahk.
Na época, os custos de combustível e manutenção dos F-14 Tomcat custaram à produção 7.800 dólares por hora. Convertendo para valores de hoje, dava quase 21 mil dólares por hora. Já, de acordo com a Fortune, a hora do F/A-18E Super Hornet do segundo filme custou praticamente a metade, 11 mil dólares.

Aviões e locações reais
Assim como no primeiro filme, Top Gun: Maverick também utilizou locações e navios reais da Marinha dos Estados Unidos durante as filmagens. Além dos F/A-18, o filme ainda utilizou o porta-aviões USS Abraham Lincoln. Além disso, a produção ainda usou a Naval Air Station Leemore, na Califórnia.
Os F/A-18 Super Hornet não foram usados apenas durante as filmagens. De acordo com Tom Cruise, em uma entrevista, não seria possível replicar o efeito da força G nos rostos dos atores em estúdio. Portanto, todos precisaram filmar dentro dos aviões reais. Eles fizeram uma progressão de aviões, começando com monomotores e foram avançando, até experimentarem as forças G de um F/A-18 Super Hornet, como você pode conferir no vídeo abaixo.

Enfim, quer saber de mais novidades da aviação? Então nos siga no Twitter, Instagram, Facebook e TikTok.