
Nesta quinta-feira (26), voltou à Terra a CST-100 Starliner, nave espacial da Boeing. A missão não-tripulada teve início no dia 19 de maio. Então, entrou em órbita e se acoplou à Estação Espacial Internacional (ISS). Hoje, a nave retornou à Terra, cumprindo a missão com sucesso.
A primeira missão não foi tripulada para que a NASA e a Boeing pudessem comprovar a capacidade operacional da Starliner. De acordo com o comunicado da Boeing, a nave e o foguete Atlas V, fizeram o que foi esperado em toda a missão. A missão ainda testou o software da nave, bem como sua aviônica e sistemas de comunicação, acoplagem e telemetria. Além disso, os sistemas de controle ambiental, painéis solares, energia elétrica e propulsão funcionaram como esperado.
A Boeing e a NASA ainda testaram a aproximação da nave com a ISS, além da resposta da Starliner aos comandos dos astronautas. Até o carregamento da bateria, abertura e fechamento de escotilhas além da vedação da nave passaram nos testes.
O próximo passo é realizar missões tripuladas. No entanto, a Boeing ainda não divulgou quando essa missão vai acontecer. “Com a conclusão da missão, vamos analisar as lições aprendidas e continuar o trabalho da preparação para o voo teste tripulado”, disse Mark Nappi, vice-presidente e gerente do programa Starliner da Boeing.
Enfim, quer saber de mais novidades da aviação? Então nos siga no Twitter, Instagram, Facebook e TikTok.


