
Na manhã desta quinta-feira (19), uma pane no sistema de monitoramento de tráfego de São Paulo trouxe transtornos para voos em diversos estados. De acordo com postagem de Luiz Fara Monteiro, a pane se deu no software do sistema de visualização de dados do controle de tráfego aéreo. Assim, as telas dos radares não recebiam informações dos voos. Além dos aeroportos de Congonhas, Guarulhos e Viracopos, o problema afetou voos no Distrito Federal, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.
Esse sistema alimenta as telas dos controladores de tráfego aéreo. Além disso, é responsável pelo controle de pouso nos três principais aeroportos de São Paulo. Dessa forma, o controle da aproximação nos aeroportos de São Paulo precisou ser feita com base nas informações passadas pelos pilotos. Por uma questão de segurança, a quantidade de voos se aproximando precisou reduzir.
Como resultado, muitos aviões precisaram fazer órbita, isto é, voar em fazendo voltas até a liberação para o pouso. Além disso, outros aviões acabaram alternando para aeroportos do interior de São Paulo e de outros estados. A Força Aérea Brasileira, responsável pelo controle de tráfego aéreo ainda não sabe a causa da pane e investiga o que aconteceu. Os pousos e decolagens em São Paulo e Campinas já normalizaram.
Impacto em outros estados
Além dos aeroportos de São Paulo e Campinas, a pane no sistema trouxe transtornos para outros estados. Em Confins, pelo menos oito voos para São Paulo e Campinas sofreram atrasos ou cancelamentos. No Galeão, foram três atrasos, enquanto o Santos Dumont registrou 17 atrasos ou cancelamentos até o momento. Em Brasília, a pane afetou sete voos até o momento e em Porto Alegre, 14 voos.
Enfim, quer saber de mais novidades da aviação? Então nos siga no Twitter, Instagram, Facebook e TikTok.