Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Projeto Sunrise: os voos mais longos do mundo

Sunrise

Entre os aviões que a Qantas comprou da Airbus neste ano, estão 12 A350-1000. Eles fazem parte do Projeto Sunrise, que pretende realizar entre 2024 e 2025 os voos mais longos do mundo. Por meio do projeto, a companhia estuda fazer voos diretos entre Sydney e cidades como Londres e Nova York. Dessa forma, a companhia precisou adaptar os aviões para voos de até 19 horas.

A primeira adaptação está no número de assentos. Um Airbus A350-1000 pode transportar entre 350 e 410 passageiros. Já os novos aviões da Qantas têm um número menor de assentos, apenas 238. Menos assentos significam maior espaço entre as poltronas, logo, maior conforto. A Qantas divulgou algumas imagens da primeira classe, com poltronas que reclinam, camas e até armários nas cabines. Os aviões vão ter “Zonas de Bem Estar”, na qual passageiros vão poder esticar as pernas, além de consumir bebidas e comidas saudáveis.

Atualmente, a Cathay Pacific faz o voo mais longo do mundo, entre Hong Kong e Nova York. Por conta do fechamento do espaço aéreo russo, o novo trajeto dura 17 horas e tem 15 mil quilômetros. A Qantas ainda não divulgou detalhes dos voos, que deverão começar em 2025. No entanto, em linha reta, Sydney está a 16 mil quilômetros de Nova York e a 17 mil de Londres (atravessando a Rússia).

YouTube player

Nascer do Sol

O nome do Projeto Sunrise tem uma razão histórica. Durante a Segunda Guerra Mundial, haviam voos clandestinos entre a Austrália e a Inglaterra, com escala no Sri Lanka. Esses voos eram tão longos que os tripulantes viam dois nasceres do sol durante o trajeto.

Apesar de a Qantas pretender começar os voos ultra-longos entre 2024 e 2025, ela estuda esses trajetos pelo menos desde 2019. A princípio, a companhia realizou voos de teste entre Sydney, Londres e Nova York naquele ano. Durante os testes, as tripulações tiveram a saúde monitorada, bem como seus ciclos de sono e alimentação, para a empresa entender qual impacto eles sofreriam por um voo tão longo.

Segundo Alan Joyce, CEO da Qantas, a companhia assim que a companhia terminar de atualizar a rota doméstica, vai começar os trabalhos com o Project Sunrise. Assim, vão finalmente realizar o desejo antigo de ligar a Austrália diretamente aos Estados Unidos e Inglaterra.

YouTube player

Enfim, quer saber de mais novidades da aviação? Então nos siga no TwitterInstagramFacebook e TikTok.

+ do Blog Aviões e Músicas

Voando com o Lito pelo Nordeste

O Michigan é um dos 50 estados que fazem parte dos Estados Unidos, localizado na região norte–nordeste do país, sendo o maior produtor de carros e caminhões, além de ser o

Leia Mais »
logo aem site rodape 2

Um portal feito para leigos, entusiastas, curiosos, geeks, amantes de aviões, aeroportos e viagens.